Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
Barco à Vapor "Leão", Rio Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil
Barco à Vapor "Leão", Rio Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil
Estado do Paraná - PR
Fotografia
A navegação a vapor no Rio Iguaçu teve início em 1882. Esses barcos movidos à máquina a vapor ficaram conhecidos por “vapores”. A partir desta data, foram algumas décadas de muitas viagens principalmente por esse rio poeticamente descrito em 1973: “Por 55 léguas, de Porto Amazonas à União da Vitória, o rio rola pela paisagem ampla, espreguiçando-se em longos ‘direitos’, enleando-se em curvas grandes, sereno e belo”. O primeiro vapor lançado no Rio Iguaçu foi o “Cruzeiro”, depois o “Visconde de Guarapuava”. Mais tarde vieram outros: Vitória, Curitiba, Rio Negro, São Carlos, Tupi, Iguaçu, o Pery e muitos outros que viajaram nessas águas e de outros rios próximos, no percurso navegável. Foi então, que em 10 de julho de 1931 foi inaugurado o Vapor Leão.
Era a maior e mais bem equipada embarcação para a época. Pertencia a empresa Leão Júnior. Sua tripulação podia variar entre 10 a 20 profissionais da navegação. Foi construído nos estaleiros de São Mateus do Sul, pois este município já foi o centro da navegação onde quase todos os vapores foram armados ou remontados. Pedro Tureck foi o idealizador e um dos comandantes do Vapor Leão. Possuía inovações e novidades para a época como um serviço de bar com bebidas geladas e luz elétrica, excelente cozinha e máquinas modernas que garantiam força e velocidade para as viagens. A empresa de navegação Leão Júnior & Cia, instalou-se em nosso município em 1926 por conta do comércio com a erva-mate, intensificando seus negócios na região.
A fotografia faz parte de uma publicação de 1932: “Cinquentenário da Navegação 1882-1932”. Uma das fotografias do conjunto publicada leva o nome do fotógrafo Arthur Wischral. A foto é da data da inauguração. Uma figura de leão aparece na chaminé do vapor identificando-o como pertencente a essa empresa. Segundo a referida publicação o proprietário da embarcação era Ivo Leão, que aparece em destaque na parte superior do vapor, usando uma capa. As outras pessoas não foram identificadas. De todas as vezes que conversamos com testemunhas da história oral, uma frase insiste em voltar do passado quando o nome do Vapor Leão é mencionado: era o mais bonito!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário