quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Significado das Cores da Bandeira da Itália - Artigo

 


Significado das Cores da Bandeira da Itália - Artigo
Artigo




A bandeira da Itália é um dos símbolos máximos da nação italiana, utilizada para representar a república do país em termos internacionais.
Também conhecida entre os italianos por il Tricolore, a bandeira da Itália é tricolor, formada por três faixas verticais de mesmo tamanho e com as seguintes cores: verde (a esquerda), branco (centro) e vermelho (a direita). A proporção da bandeira é de 2:3.
O atual formato da bandeira Itália começou a ser utilizado desde 19 de junho de 1946, porém só foi oficialmente definido em 1 de janeiro de 1948.
Este formato contemporâneo da bandeira foi adotado após a Segunda Guerra Mundial, quando os italianos foram às urnas votar num plebiscito que perguntava qual a preferência de governo a ser constituído no país: república ou monarquia.
Como os italianos estavam decepcionados com o modelo monárquico, pois este ficou vinculado ao regime fascista (chamada República Social Italiana - RSI) durante a guerra, 54% da população optou pela instauração de uma república democrática no país.
A Revolução Francesa foi uma grande inspiradora no processo de definição da bandeira italiana.
Foi o imperador francês Napoleão Bonaparte o fundador da chamada República Cispadana, em 1796, no norte da Península Italiana, sendo esta a primeira entidade a utilizar a bandeira tricolor (a partir de 1797).
As cores vermelha e branca eram inspiradas no símbolo da bandeira da comuna de Milão, e a cor verde foi anexada em referência ao uniforme do exército da guarda oficial milanesa.
Não existe um consenso universal sobre o significado das cores da bandeira da Itália, no entanto, alguns historiadores atribuem a seguinte interpretação:
Verde: representa as planícies e colinas do país;
Branco: representa as geleiras dos Alpes, no norte da Itália;
Vermelho: representa o sangue dos heróis que foi derramado durante as guerras da independência da Itália.
Mas, principalmente através do ponto de vista religioso, as cores que caracterizam a bandeira da Itália possuem um significado distinto:
Verde: representa a esperança;
Branco: representa a fé;
Vermelho: representa a caridade;
Esta interpretação estaria relacionada com as três virtudes teologais (fé, esperança e caridade), instituído pelas doutrinas que regem a moral da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário