quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Significado das Cores da Bandeira de Portugal - Artigo


 



Significado das Cores da Bandeira de Portugal - Artigo
Artigo




A bandeira de Portugal é um dos símbolos nacionais da República Portuguesa. A bandeira possui forma retangular e é bipartida verticalmente de forma desigual, com o lado direito maior que o lado esquerdo.
O lado esquerdo da bandeira de Portugal tem a cor verde e o lado direito tem a cor vermelha. Acima da linha divisória encontra-se o brasão de armas formado pelo escudo português e pela esfera armilar.
A bandeira de Portugal foi elaborada por uma comissão nomeada pelo governo em 15 de outubro de 1910. A comissão era formada pelo pintor Bordalo Pinheiro, pelo jornalista João Chagas e pelo escritor Abel Botelho. A aprovação do projeto aconteceu em 29 de novembro do mesmo ano.
A bandeira de Portugal também é chamada de Bandeira das Quinas e Bandeira Verde-Rubra.
A bandeira de Portugal é composta pelas cores verde e vermelho, pela esfera armilar e pelo escudo português.
Na bandeira de Portugal, a cor verde significa a esperança do povo português e a cor vermelha significa o sangue dos que morreram em batalha.
A esfera armilar é uma ferramenta astronômica que consiste em uma representação esférica do universo. O instrumento funciona como uma espécie de bússola que adota o sol e estrelas como ponto de referência, e era muito utilizado em navegações.
A esfera armilar se tornou um objeto importante no período das Grandes Navegações (século XV ao século XVII) e virou um símbolo dos descobrimentos portugueses da época.
Na elaboração da bandeira, a comissão responsável descreveu a esfera armilar como símbolo eterno do gênio aventureiro português.
O escudo português é considerado o principal símbolo de Portugal. O escudo português está presente nas bandeiras nacionais desde 1143. Atualmente o símbolo contém sete castelos amarelos e cinco escudos azuis contendo, cada um, cinco besantes (moedas de ouro no Império Bizantino). O significado desses símbolos é controverso.
Alguns acreditam que os escudos estão relacionados ao chamado “Milagre de Ourique”, segundo o qual Jesus teria aparecido para o Conde Afonso Henriques e profetizado suas vitórias na Batalha de Ourique sobre cinco reis mouros. Assim, os escudos teriam sido colocados na bandeira em forma de cruz em homenagem a Jesus Cristo.
Os sete castelos simbolizam as supostas sete fortalezas conquistadas pelo rei Afonso III na região do Algarve.
A bandeira de Portugal tem sua utilização regulamentada pelo Decreto-Lei n° 150/87, que descreve a bandeira como:
Artigo 1.º A Bandeira Nacional, como símbolo da Pátria, representa a soberania da Nação e a independência, a unidade e a integridade de Portugal, devendo ser respeitada por todos os cidadãos, sob pena de sujeição à cominação prevista na lei penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário