terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Tudo Sobre DVD-R - Artigo

 


Tudo Sobre DVD-R - Artigo
Artigo

*Aspectos gerais:
DVD significa Digital Versatile Disc (ou Digital Video Disc) e o R ao final significa Recordable, ou seja, Gravável. Ele é uma evolução natural do CD, usado no armazenamento dos mais diversos dados como, por exemplo, fotos, vídeos, músicas, documentos, ou mesmo arquivos de sistema, de backup e muito mais.
Possui fisicamente o mesmo tamanho do CD (12 cm de diâmetro) e originalmente vinham em diversos tamanhos, mas o formato conhecido como DVD-5 se tornou mais popular. Tem 4,7 GB de capacidade de dados ou 120 min de música, devido à redução do espaço das trilhas (1,6 mícrons no CD e 0,74 no DVD).
Você perceberá que no mercado existe DVD-R e DVD+R. A única diferença é que no caso do DVD+R, os dados são acessados mais rapidamente, no entanto, isso só é perceptível no acesso de dados. Eles só podem ser gravados nos gravadores respectivos, mas reproduzidos em todos.
*Velocidade do DVD-R:
É interessante também conferir a velocidade do DVD-R. Esse número se refere à velocidade em que os dados são gravados nele, e não tem nenhuma influência na rapidez de acesso ou reprodução dos mesmos. Entre os melhores DVD-R, podemos encontrar velocidades até 4x, 8x, 16x e 52x.
Repare que mencionamos "até" tal número, pois para ele alcançar tal velocidade, o gravador de DVD precisa ter esse número também. Por exemplo, um DVD-R de 16x pode ir em um gravador de 4x, mas ele ficará restrito a essa velocidade de gravação.
Logo, para aproveitar todo o potencial da velocidade de um DVD-R, é necessário usar um gravador compatível com esse número. A velocidade 1x corresponde a taxa de transferência de 1,32 MB/s. Logo, 4x grava a uma velocidade de 4,28 MB/s, 8x a 10,56 MB/s e 16x a 21,12 MB/s. 
*DVD-R imprimível e não imprimível:
Para quem possui muitos DVD-R em casa, por vezes fica uma confusão saber qual possui as informações que queremos. Uma boa maneira de contornar isso é ver se a mídia que você comprou possui um lado imprimível. Isso permite que você personalize os seus DVDs.
Contudo, fique atento, já que nem sempre é possível utilizar uma impressora jato de tinta normal. Por vezes, a mídia demanda uma impressora térmica para fazer a impressão. Esta diferença você verá na descrição do produto. Mas, caso ele não tiver lado imprimível, é possível usar a boa e velha caneta piloto.
*Conservação:
Os DVD-R muitas vezes guardam dados importantes, portanto é importante mantê-los bem conservados. Então seguem abaixo algumas dicas de boas práticas para mantê-los funcionando por mais tempo: 
Evite tocar diretamente na parte onde os dados são gravados, sendo sempre recomendável segurar as mídias pelo buraco no meio ou nas laterais, já que a gordura dos dedos pode prejudicar a leitura;
Armazene os DVD-R de forma horizontal, pois se você colocar na vertical (um em cima do outro) o peso de muitas mídias pode danificar aquelas que estão embaixo;
Mantenha os DVDs protegidos do calor, da luz direta e da poeira, e de preferência em algum lugar arejado, protegendo assim da umidade e impedindo que ocorra mofo;
O ideal é sempre comprar embalagens individuais, caso a mídia não venha com elas;
Marque os DVDs com caneta piloto ou então personalize, caso ele tenha lado imprimível, para saber qual informação está gravada neles.
Também é bom limpar o DVD-R com regularidade. Isso evita que acumule muita poeira na mídia. Basta usar um pano seco limpo, de preferência de microfibra (usado para limpar óculos) e que não soltem fiapos, com movimentos leves do centro para a borda. Água, e produtos específicos podem ser usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário