sexta-feira, 8 de abril de 2022

Propaganda "Aquele Algo Mais que a Shell Lhe Dá", 1954, Shell, Brasil


 

Propaganda "Aquele Algo Mais que a Shell Lhe Dá", 1954, Shell, Brasil
Propaganda

Mais uma propaganda que faria infartar os mimizentos dos dias atuais. Mostra um menino negro, provavelmente de baixa classe social, trabalhando como engraxate.
Atualmente entende-se que menores não devem trabalhar, que devem brincar e praticar atividades relativas a sua idade. E só. A lei "decreta" isso e pronto. Não explica como será possível realizar tal intento e nem de onde sairá o dinheiro para tal. E isso em um país com uma imensa quantidade de pobres e miseráveis, além de ter zero controle de natalidade. 
O problema é que não vivemos em um mundo de contos de fadas, esse que permite que a imensa maioria dos menores não trabalhem. Vivemos em um mundo que menores tem que trabalhar para ajudar a família e, em grande parte dos casos, para conseguir realizar sua necessidade mais básica, que é comer. E como a legislação não permite que esses menores trabalhem, muitos acabam atuando na informalidade, vendendo produtos nas ruas, pedindo esmolas, etc. 
Alguns dirão que até aí, nada de novidade, sempre foi assim no Brasil, o que é verdade. O problema é que a criminalidade passou a olhar para esses menores como "mão-de-obra" barata e descartável, atraindo-os para atividades ilegais, como o tráfico de drogas, furtos, roubo, homícidios. 
Daí pergunto: como no Brasil nunca viveremos em um "mundo ideal", será mesmo que essa legislação, que veda toda possibilidade de um trabalho honesto para menores, é correta? Não seria melhor a possibilidade de estudar e trabalhar, com incentivo governamental, tanto para o menor quanto para o empregador? Ou vamos continuar ignorando a realidade, batendo o pé no sonho de "mundo ideal" que só existe na cabeça dos mimizentos e hipócritas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário