domingo, 24 de abril de 2022

Avenida 23 de Maio, 1968, São Paulo, Brasil


 



Avenida 23 de Maio, 1968, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia



Vista panorâmica da avenida 23 de Maio — que deveria ter conservado a denominação original ou seja, avenida Itororó, aberta no vale homônimo. A necessária via foi projetada em 1937 e construída na gestão do prefeito Faria Lima sendo inaugurada em 25/01/1969. Na década de 1970 em virtude de curvas mal projetadas e péssima pavimentação, ocasionavam uma média de 10 mortes por mês. 
Outro problema: os constantes congestionamentos atribuidos a erros no projeto, feito e executado às pressas. Na época, sua construção era tão premente que Faria Lima não encontrou alternativa. Executou a obra para depois providenciar passarelas para pedestres, corrigir declives e refazer o asfalto. Procedimento costumeiro utilizado principalmente em anos pares quando acontecem as eleições.
Embaixo à direita, a bela e vistosa Catedral Metropolitana Ortodoxa na rua Vergueiro; ao lado, atravessando a rua Tupinambá, atual Dr. Eduardo Amaro, vemos a chaminé da Brahma que ocupou as instalações da antiga Cervejaria Guanabara. A fábrica foi demolida em 1994. À frente da catedral, o largo Guanabara, atual praça Rodrigues de Abreu. Visualiza-se ainda na 23 de Maio, a construção do viaduto Paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário