sábado, 16 de abril de 2022

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora / Colégio do Carmo, 1936, Vitória, Espírito Santo, Brasil


 

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora / Colégio do Carmo, 1936, Vitória, Espírito Santo, Brasil
Vitória - ES
Fotografia


O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682, por padres carmelitas. O conjunto era formado pelo convento, pela Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e pela Capela da Ordem Terceira.
Em 1872, o edifício foi transferido ao governo da Província, que o utilizou em várias funções, inclusive a de quartel militar. Entre 1910 e 1913 passou por reformas ganhando mais um andar. A capela, que ficava ao lado da igreja, foi demolida em 1930. Em 1984 sua fachada foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura.
No início do século XX, o local também passou a sediar o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Colégio do Carmo, primeira instituição de ensino do Espírito Santo sob a direção de mulheres religiosas.
Segundo o historiador Sebastião Pimentel Franco, em 1889 foi firmado um acordo com as visitadoras das filhas de São Vicente de Paula, por intermédio da irmã Chantrel, para que dirigissem um educandário local.
No ano seguinte, chegaram à cidade de Vitória três religiosas que se estabeleceram no prédio do Carmo. Inicialmente, dispunham de uma sala com pouco mobiliário, constituída de um sofá, seis cadeiras e um piano.
No dia 01 de março de 1901 o colégio já estava funcionando e contava com nove alunas internas e 86 estudantes externos. Gradativamente a escola foi ampliada, o que possibilitou a vinda de outras religiosas e o recebimento de mais alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário