Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
domingo, 25 de setembro de 2022
Ficha de Censura do Filme “A Chinesa” / "La Chinoise", 1968, Brasil
Ficha de Censura do Filme “A Chinesa” / "La Chinoise", 1967, Brasil
Fotografia
Em 13 de setembro de 2022 morreu o cineasta e teórico do cinema franco-suíço Jean-Luc Godard. Famoso por ser um dos principais expoentes da “Nouvelle Vague”, movimento renovador do cinema francês dos anos 1960, Godard deixa extensa obra marcada pela experimentação e contestação política. No Brasil, sua produção polêmica encontrou forte resistência institucional, em especial durante o período do governo militar. Exemplo disso é a referência a muitos de seus filmes no acervo da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), atualmente sob a guarda do Arquivo Nacional. São 22 processos no total, entre eles alguns de seus mais aclamados trabalhos como “O demônio das onze horas”, “Eu te saúdo, Maria”, “A chinesa”, “Weekend à francesa” e “Acossado”.
A imagem que acompanha esta postagem é o processo de censura do filme “A Chinesa” (La Chinoise), de 1967, representante da chamada fase maoísta do cineasta. A técnica de Godard foi considerada pelo próprio censor “das mais perfeitas”. Porém, a película foi inicialmente censurada por ser “uma verdadeira aula de comunismo” e veículo de “propaganda do regime comunista” chinês. Um ano depois, a obra foi liberada para maiores de 18 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário