sábado, 24 de setembro de 2022

Selos Comemorativos da Exposição Nacional do Centenário da Independência, 1922, Pimenta de Mello & Cia, Rio de Janeiro, Brasil









 

Selos Comemorativos da Exposição Nacional do Centenário da Independência, 1922, Pimenta de Mello & Cia, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia


Segundo consta eram vendidos antecipadamente para serem trocados por ingressos para a exposição. Esse tipo de emissão recebe o nome de "cinderelas".
Entre os filatelistas a palavra Cinderela designa uma etiqueta, que embora guarde uma certa similitude com um selo (podem ser picotadas ou não), não foi emitido por uma autoridade postal, e desta feita, não serve para franquear uma correspondência. Recebem esta denominação, pois da mesma forma que a personagem do famoso conto infantil, estas são igualmente negligenciadas pelo colecionador postal.
O termo Cinderela abarca assim, dentre outros tipos:
* Os selos privados de caridade emitidos por ocasião do Natal ou Páscoa objetivando a arrecadação de recursos extras para determinada causa.
* As etiquetas de propaganda, com finalidades promocionais, que informam ou divulgam alguma ideia ou acontecimento, seja na esfera pública ou privada, bem como, o merchandising de produtos comerciais.
* Os cromos ou figurinhas dos álbuns colecionáveis.
* Os selos postais falsos ou de fantasia emitidos por países inexistentes.
A inclusão destes em coleções temáticas, independente de seu motivo ou imagem, é totalmente descabida, pois estão fora do campo da filatelia, vez que não promanam de autoridade postal, não tendo assim função de porteamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário