sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Portal de Entrada da Cerâmica São Luiz, Rua Municipal, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil























Cerâmica São Luiz, Rua Municipal, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Alguns dias atrás revendo fotos antigas de meu acervo, encontrei a do portal de entrada da extinta Cerâmica São Luiz, na rua Municipal, uma das mais famosas fotos do Tony Miyasaka (foto no post).
Para quem não sabe, a Cerâmica São Luiz foi uma empresa importante na cidade, muitas residências, salões e prédios foram construídos com seus produtos (tijolos, telhas, etc), por exemplo, a de meus pais (lembro de algumas vezes ter ido com eles no escritório da empresa para comprar, e depois ver os materiais na olaria/fábrica).
Quem me conhece, sabe que tenho por hobby fotografar a cidade, tanto as coisas boas como as ruins, e assim, inspirado pela foto do Tony Miyasaka, resolvi ir ao local fazer a minha versão (a qual já peço desculpas pela simplicidade, como fotógrafo não sirvo nem para limpar as botas do Tony Miyasaka, no máximo poderia, com muita consideração da parte dele, buscar um cafezinho para o mesmo, sou apenas um curioso com um celular).
Dito isso, peguei o carro e fui ao local, onde atualmente existe uma unidade do mercado Carrefour, no entorno da rotatória Amin Antônio Calil.
Antes de tratar do portal, é necessário fazer uma observação: o referido portal e demais resquícios da extinta Cerâmica São Luiz são objeto de tombamento municipal definitivo, efetuado pelo CONPPAC e Prefeitura Municipal, processo 02.2003.015239-5, resolução nº 01/03 de 11/11/03, decreto municipal nº 12 de 28/01/04, tombo 002. Também é importante lembrar que a posse do referido bem tombado se encontra em comodato.
Feita essa observação, infelizmente cumpre dizer que a proteção legal efetuada pelos órgãos públicos não está cumprindo seu papel, o portal está em situação ruim, sujo, pichado, quebrado, com infiltrações, entre outros problemas, sendo necessário uma intervenção no sentido de sanar esses problemas.
Embora não possa afirmar com certeza, acredito que a responsabilidade de manter o portal seja do Carrefour, assim fica o alerta aos órgãos públicos para que efetuem fiscalização e cobrem atitudes nesse sentido.
Inclusive, penso que falta melhor transparência no sentido de como são feitas as fiscalizações do estado dos bens tombados na cidade, restando até dúvidas se são mesmo feitas, haja vista o estado do referido portal, cuja importância não deixa dúvida até no número de tombamento municipal (nº 2).
Caso alguém conheça pessoas do CONPACC e da Prefeitura Municipal que possam cuidar desse problema, desde já fica o pedido para o que o façam, podendo usar as imagens à vontade (aliás, sempre que for para o bem da cidade, inclusive fornecer ensino histórico ou comparativo da mesma, fica desde já autorizado o uso de qualquer imagem minha).
Nota do blog 1: A última imagem do post é a fotografia mencionada de Tony Miyasaka.
Nota do blog 2: Imagens de 2023.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário