terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Seminário Nossa Senhora Aparecida / Paróquia Nossa Senhora Aparecida / Capelinha, Franca, São Paulo, Brasil


 

Seminário Nossa Senhora Aparecida / Paróquia Nossa Senhora Aparecida / Capelinha, Franca, São Paulo, Brasil
Franca - SP
Fotografia - Cartão Postal


Abaixo um resumo da história da paróquia Nossa Senhora Aparecida, conhecida como "Capelinha": 
Frei Edwin Sánchez Vasques, Agostiniano Recoleto, natural do Peru, está à frente da paróquia e conta as origens do templo religioso.
A história retorna aos tempos do Império, quando os escravos foram libertados no Brasil e um deles, chamava Manoel Valim. 
Após conseguir a liberdade, Valim constituiu família e conseguiu adquirir um pedaço de terra, que é onde fica a Capelinha atualmente.
Posteriormente, uma de suas filhas ficou doente e Manoel fez um pedido e uma promessa para Nossa Senhora Aparecida: se sua filha fosse curada, ele iria fazer honras para ela e também construíria uma capela. Sua filha foi curada e ele cumpriu sua promessa, fazendo a capela. O nome de "Capelinha" foi dado pelo tamanho da construção. Segundo contam, o local tinha 1,50 mt de largura por 3,00 mts de comprimento.
Além da Capelinha, Valim promoveu a festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida durante muitos anos em honra à santa. Em um dos eventos, os gastos saíram do controle do devoto. Por consequência, ele ficou com algumas dividas e para pagar precisou colocar em leilão parte de sua propriedade.
Foi assim que os Agostinianos Recoletos, especialmente o Padre Frei Gregório Gil, que era um dos responsáveis na época, compraram um pedaço da propriedade e começaram a fazer a igreja que temos hoje. 
“A história da Capelinha tem muitos anos e tem tudo a ver com a cidade de Franca. Franca e a Capelinha, podemos dizer, seria como um casal: não tem como falar de uma sem citar a outra”, afirma Frei Sanchez Vásquez.
Centro de Formação:
O centro de formação é uma casa dos Freis Agostinianos Recoletos dedicado a formação de futuros religiosos. As primeiras ordenações começaram por volta de 1930, acolhendo muitos jovens, mas como era difícil sustentar todos, os Freis compraram terras em volta da Capelinha para fazer o cultivo de alimentos e nutrir os seminaristas. A casa, desde então, forma religiosos e sacerdotes para diferentes partes do Brasil e do mundo.
O espaço dos Freis Agostinianos Recoletos exerce três funções: 
Casa de formação para religiosos Agostinianos Recoletos, Centro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Capelinha e também Instituto Agostiniano de filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário