sábado, 23 de março de 2024

Estátua do Cristo Redentor, Morro do Brejatuba / Morro do Cristo, Guaratuba, Paraná, Brasil





 



Estátua do Cristo Redentor, Morro do Brejatuba / Morro do Cristo, Guaratuba, Paraná, Brasil
Guaratuba - PR
Fotografia


A estátua do Cristo de Guaratuba foi idealizada por Miguel Jamur, ex-prefeito do município, hoje já falecido. Em entrevista, ele contou que, no início, pensou em instalar um busto do fundador da cidade de Guaratuba, Coronel Afonso Botelho de Sampaio de Souza, tornando o local um ponto turístico. Porém, mudou de ideia e a substituiu pela imagem do Cristo.
Por sugestão de José Lupion, irmão do então Governador do Estado do Paraná, Moyses Lupion, contratou Iswaldo Fedatto, de Curitiba, para realizar o trabalho artístico. Fedatto preparou a estátua em sete anéis ocos confeccionados com arame, barro e cimento. Quando chegaram em Guaratuba ficaram guardados no depósito da Garagem Municipal que era localizado no antigo Mercado Municipal, onde hoje é o complexo de bares do Santo Canto. 
A responsabilidade de transportá-los até o Morro do Brejatuba foi de Luiz Basílio, motorista de um Chevrolet que a Prefeitura possuía. 
Os anéis eram muito pesados, sendo transportados até o topo do Morro do Brejatuba um a um, puxados por cordas grossas amarradas nas árvores existentes. 
Foi construída uma espécie de trilha de madeira, com as cordas sendo amarradas num pedaço de tronco bifurcado, onde foi passado sabão para facilitar a subida. 
Houve a ocorrência de um acidente, quando um dos elos soltou-se, vindo a se espatifar nas pedras, sendo necessária a construção de outro. 
Para realizar a obra, Fedatto contratou Aparício Alves, responsável por muitas outras obras em Guaratuba.
A estátua deveria ficar com um dos braços voltado para a boca da Baía, para abençoar os pescadores que entravam e saíam, pois na época só tinham acesso por meio de canoas e barcos grandes, muitos morriam na expectativa ou tentativa de passar pela Barra. O outro braço, com a mão no peito, guarda um frasco com água benta, espargindo a cidade. 
A estátua do Cristo foi um presente do Dr. João Cândido Ferreira em homenagem a sua esposa Josefa. Ele gostava muito de Guaratuba e sonhava construir uma estrada, porém faleceu em 20/02/1948, não concretizando sua ideia. A estrada acabou iniciada 40 anos depois, no governo de Moyses Lupion. 
Quanto aos custos da estátua, a viúva do então ex-Governador Dr. João Cândido Ferreira, senhora Josefa do Amaral Ferreira, pagou 80%, com os 20% restantes ficando por conta da Prefeitura - gestão Miguel Jamur, idealizador da estátua. 
A inauguração aconteceu em 23 de junho de 1953, com seus 260 degraus - cujos responsáveis pela construção foram João Gadotti, Aparício Alves, Alcides Quintino, Diamiro, etc (já prontos em abril de 1953. 
A placa inaugural fixada na época foi arrancada duas vezes por vândalos. E após isso nunca mais localizada e nem reposta.
No ano de 1991, foi mandado construir pelo Prefeito Aldo Abagge um elevador panorâmico, facilitando o acesso ao Morro principalmente para pessoas da melhor idade e pessoas com debilidades motoras. Entretanto, atendendo a uma determinação dos orgãos responsáveis pelo Meio Ambiente, o elevador foi extinto. 
Em 1994, cogitou-se a construção de um teleférico que levaria turistas e visitantes do Morro do Cristo ao Morro das Caieiras, porém o projeto não foi concretizado.
Em 13 de maio de 2000, na gestão do Prefeito Everson Kravetz, com a presença da comunidade guaratubana e autoridades, foi realizada a celebração e benção solene da estátua do Cristo Redentor revitalizada. O escultor paranaense Luiz Trevisan foi o responsável pelo trabalho de restauração da estátua. Houve a adequação da escada que dá acesso ao cume do morro, colocação de corrimão em toda sua extensão com vários pontos para descanso, iluminação em todo o percurso, sala de memória, oratório, um mirante de onde se pode avistar toda a cidade e a elevação da estátua do Cristo a 9 metros de altura. A iluminação e vigilância noturna passaram a permitir visitação à noite.
Em 2009, na gestão da Prefeita Evani Justus, importantes reparos foram realizados.
A estátua do Cristo é uma obra de arte magnífica e de um valor imenso. Levando-se em conta as dificuldades na época em que a imagem foi instalada, ela continua sendo um presente para Guaratuba, seguindo exuberante em seu local de origem. Texto de Rocio Bevervanso adaptado para o blog por mim.
Nota do blog: Imagens de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário