sexta-feira, 5 de abril de 2024

Fonte de Jerusalém, 2024, Curitiba, Paraná, Brasil






















Fonte de Jerusalém, 2024, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Nota do blog 1: Inaugurada em dezembro de 1995, é uma homenagem aos 3.000 anos de Jerusalém. A construção em alvenaria e concreto armado tem 14,5 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto Fernando Canalli. No topo estão três anjos de bronze, com aproximadamente 600 quilos cada, esculpidos pela artista plástica Lys Áurea Buzzi e que representam as três principais religiões monoteístas do mundo, que crêem na existência de anjos e para as quais Jerusalém é uma cidade sagrada: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Texto do Instituto Municipal Curitiba Turismo.
Nota do blog 2: O tema da obra executada é completamente diferente do projeto original. No projeto original seria um "Memorial as Américas", mas foi alterado pelo prefeito da época, Rafael Greca, a pedido do prefeito de Jerusalém, Ehud Olmert (versão oficial divulgada). Trecho de texto da Wikipédia adaptado para o blog por mim.
Nota do blog 3: Contrariando a versão oficial, temos outra que diz: "O prefeito de Jerusalém à época escreveu a várias cidades-irmãs, e Curitiba é uma delas, pedindo que de alguma forma homenageassem Jerusalém em 1996, pois completaria 3 mil anos de existência como berço das religiões monoteístas. Assim, quando nossa Prefeitura recebeu a carta, teve a brilhante ideia de ser "a primeira cidade a homenagear Jerusalém", mudando o contexto da obra para o que oficialmente é divulgado até agora". Texto de Lys Áurea Buzzi adaptado para o blog.
Nota do blog 4: "Se a história da criação dessas anjas interessa, aqui vai um pequeno resumo dessa obra única, criada para Curitiba: a encomenda era de anjos figurativos para o Memorial as Américas, então criei as anjas, que homenageiam as mulheres de todas as raças que geram vida e povoam as Américas. E o projeto aprovado era de três colunas em diferentes alturas, que remete a intenção angélica de conexão terra e céu, com movimentos suaves, esvoaçantes, expressados pelos braços e mãos em gratidão ao cosmo, ao planeta que vivemos e a benção a nós, que nos convida a essa espiral espiritual. O maior desafio, sendo sobre colunas: apoiar a grande massa de bronze sobre dois pontos apenas, contrapondo com a enorme área superior, com asas de grande porte. Em 01/12/1995 a FCC (Fundação Cultural de Curitiba) recebeu as esculturas oficialmente como Memorial as Américas. Em 22/12/1995 a obra foi inaugurada como constante na nota do blog 1". Texto de Lys Áurea Buzzi adaptado pelo blog.
Nota do blog 5: Versões postas acima, cumpre dizer que, ao menos para o autor do blog, a versão correta é a de Lys Áurea Buzzi. Mas não busco influenciar ninguém com minha opinião, cada um que acredite na versão que quiser ou achar correta.
Nota do blog 6: Localizada na avenida Sete de Setembro, esquina com avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, bairro Seminário.
Nota do blog 7: Imagens de 2024.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário