quarta-feira, 10 de abril de 2024

Projeto do "Memorial as Américas" / Alterado Para "Fonte de Jerusalém", 1995, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Projeto do "Memorial as Américas" / Alterado Para "Fonte de Jerusalém", 1995, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


A "Fonte de Jerusalém" é uma atração turística da cidade de Curitiba. É impossível passar por ela e não notar, especialmente sua cor.
Mas o que muita gente não sabe, é que a obra não foi concebida da forma como acabou executada: a obra é completamente diferente do projeto original, era para ser um Memorial as Américas, acabou modificada pelo prefeito Rafael Greca, a pedido do prefeito de Jerusalém, Ehud Olmert, segundo a versão oficial divulgada. 
Mas, contrariando a versão oficial, temos outra: "O prefeito de Jerusalém à época escreveu a várias cidades-irmãs, e Curitiba é uma delas, pedindo que de alguma forma homenageassem Jerusalém em 1996, pois completaria 3 mil anos de existência como berço das religiões monoteístas. Assim, quando nossa Prefeitura recebeu a carta, teve a brilhante ideia de ser a primeira cidade a homenagear Jerusalém, mudando o contexto da obra para o que oficialmente é divulgado até agora". Quem nos conta essa história é Lys Áurea Buzzi, artista envolvida no projeto original, que acabou não sendo executado.
E ela ainda nos conta um pouco mais: "Se a história da criação dessas anjas interessa, aqui vai um pequeno resumo dessa obra única, criada para Curitiba: a encomenda era de anjos figurativos para o Memorial as Américas, então criei as anjas, que homenageiam as mulheres de todas as raças que geram vida e povoam as Américas. E o projeto aprovado era de três colunas em diferentes alturas, que remete a intenção angélica de conexão terra e céu, com movimentos suaves, esvoaçantes, expressados pelos braços e mãos em gratidão ao cosmo, ao planeta que vivemos e a benção a nós, que nos convida a essa espiral espiritual. O maior desafio, sendo sobre colunas: apoiar a grande massa de bronze sobre dois pontos apenas, contrapondo com a enorme área superior, com asas de grande porte. Em 01/12/1995 a FCC (Fundação Cultural de Curitiba) recebeu as esculturas oficialmente como Memorial as Américas. Em 22/12/1995 a obra foi inaugurada como Fonte de Jerusalém".
Nota do blog 1: A imagem do post mostra o belo projeto original, Memorial as Américas, aprovado e não executado. Crédito para Lys Áurea Buzzi.
Nota do blog 2: Rafael Greca é um bom prefeito, não tenho dúvida de que gosta/ama Curitiba. Mas neste caso, para mim, "reformou" o projeto original para "fazer uma média" com o prefeito de Jerusalém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário