sábado, 20 de abril de 2024

Propaganda "IBM 82C, Fim dos Erros na Datilografia", 1975, Máquina de Escrever IBM 82C, IBM, Brasil


 

Propaganda "IBM 82C, Fim dos Erros na Datilografia", 1975, Máquina de Escrever IBM 82C, IBM, Brasil
Propaganda

O anúncio faz menção a tecla de correção automática da máquina de escrever IBM 82C. 
Trata-se de uma enorme evolução, que só pessoas que eram datilógrafas conseguem compreender. Antigamente, diferente do que ocorre nos dias atuais, as pessoas tinham vergonha de entregar trabalhos, estudos, comunicados, orçamentos, correspondências, etc, com erros. 
E quando um erro de digitação acontecia, diferente de como se arruma em um computador/notebook/celular, só restava usar as alternativas mostradas no anúncio, o que representava uma enorme perda de tempo durante o trabalho (e deixava o datilógrafo "puto"...rs).
E mesmo arrumando com os produtos mostrados na imagem, nunca ficava um trabalho limpo/perfeito: acabava sempre danificando, rasurando, esfarelando, sujando, marcando a folha, além da letra arrumada, muitas vezes, acabar desalinhada ao retornar o papel na máquina de escrever, etc.
Assim, a criação dessa tecla prometia acabar com tal tormento na vida dos datilógrafos.
Durante o período que trabalhei como faturista, as máquinas que utilizei não eram da IBM (que era a marca mais desejada e cara). Eu trabalhava com uma máquina elétrica da Olivetti, a Tekne 3, que não possuía esse recurso. E sofria com essas questões que citei, além de ter utilizado grande parte das alternativas de correção mostradas no anúncio (a pior era um líquido corretivo consistente em dois vidros separados, um de solvente e outro de líquido branco, necessitando misturar antes do uso, com o tempo ficava "grosso / empelotado", deixando um resultado final horrível, era uma espécie de "ancestral" do líquido corretivo branco à base d'água que existe até hoje, se não me falha a memória era da marca Carbex, uma grande porcaria além de caríssimo à época).
Anos mais tarde, já em empresa própria, tive uma máquina IBM elétrica com a referida tecla, além de uma Dismac Olympia eletrônica com recurso parecido, mas, sinceramente falando, embora não fosse mais necessário usar os recursos corretivos antigos, o resultado também não ficava do meu gosto, sempre ficando marca na folha, denotando a ocorrência do erro. 
Concluindo, esse problema só foi sanado, com perfeição, com a substituição das máquinas de escrever pelo computador. Foi somente após isso que os datilógrafos ficaram felizes...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário