sexta-feira, 10 de maio de 2024

"A Maior Bola Estática do Mundo", Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, Ypiranga Futebol Clube, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

 







"A Maior Bola Estática do Mundo", Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, Ypyranga Futebol Clube, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil
Erechim - RS
Fotografia



Em 2015, o Ypiranga Futebol Clube inaugurou o monumento "a maior bola estática do mundo".
O monumento tem dimensões de 3,5 metros de diâmetro, superando a bola construída no estádio Mané Garrincha, em Brasília, que possui 2,2 metros de diâmetro. A bola construída no Colosso da Lagoa pesa uma tonelada, feita toda em aço. Foram necessários dois metros cúbicos de cimento para sua fixação, uma obra realizada em seis meses.
Para Reinaldo Sartore, que acompanhou a obra desde o início, um marco que fica é a questão do associativismo. “O Ypiranga não gastou nada para fazer este monumento, teve a ajuda de muitas empresas e pessoas no decorrer do processo, com doação de todo o material e mão de obra”, aponta.
A ideia era fazer a bola como monumento, ao invés de um mastro de 40 metros com a bandeira do clube. Mas Sartore acredita que ambos serão instalados no estádio Colosso da Lagoa, um dos maiores estádios de futebol do Sul do País.
Sartore também destaca que com a conclusão da "bola estática", Erechim ganha mais um atrativo, não apenas para o torcedor, como também para os turistas. E isso já vem acontecendo. Inúmeras pessoas tem feito questão de fotografar a bola e dividir a realização em redes sociais.
“Com certeza, muitos turistas de passagem subirão a avenida Sete de Setembro para conhecer a maravilha que nossa cidade é, com isto beneficiará o comercio, os restaurantes os hotéis e assim por diante”, aponta Sartore, se referindo ao novo monumento que integra a paisagem de Erechim.
Para que o projeto fosse possível, várias empresas e pessoas auxiliaram com doações. 
Lista de empresas que ajudaram o Ypiranga na construção do monumento: Brastelha, Perfil Perfilados, Cavaletti Cadeiras Profissionais, Andretta, Zoimar dos Anjos, Arthur Bekow, Construtora Fiebig, Fernando Piran, Bruschi Engenharia, Kerbermix, Paver Max, Jel Fibras, Montemezzo, Tonin Busetto, Elétrica Tonin, Triel HT, Agapan, Comil, Referência Obras e Sinalização e Auto Sul.
Para Reinaldo Sartore, gestor do projeto, sem este formato de associativismo, a "bola estática" não teria se tornado uma realidade. Texto do Ypiranga Futebol Clube.
Nota do blog 1: A primeira vista, parece meio "freak". Mas se você olhar de novo, com carinho, é legal. No fim das contas, foi uma boa ideia e propaganda para o clube. 
Nota do blog 2: Data e autoria não obtidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário