terça-feira, 9 de julho de 2024

Escadaria do Museu do Ipiranga, São Paulo, Brasil


 

Escadaria do Museu do Ipiranga, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia




Fotos de turista são um gênero de fotografia meio enfadonho. Costumam ser uma repetição mecânica de poses padrão, mostrando sempre os mesmos ângulos dos mesmos lugares, com pouca ou nenhuma originalidade.
Como disse a filósofa e ensaísta Susan Sontag no livro “Sobre Fotografia”, embora feitas em momentos de lazer, são fotos que reproduzem uma ética ligada ao trabalho: são tiradas quase que por obrigação, diante da necessidade de registrar a viagem. Servem de troféu, provando que a viagem existiu. E são também uma espécie de negação da própria experiência de viajar, pois a câmera na prática se interpõe como barreira entre o visitante e o lugar visitado. A cada atração “obrigatória” por onde passa, o turista dá uma parada, tira umas fotos e segue em frente com o sentimento de dever comprido. A viagem acaba virando pouco mais do que uma desculpa para tirar essas fotos.
Vez ou outra, no entanto, eu me admiro com alguma exceção.
Esta foto veio de Southfield, Michigan, e é da viagem que uma família americana fez a São Paulo em 1960. São turistas que não fugiram muito à regra. Nas dezenas de imagens que produziram, registraram o de sempre: estão lá as vistas obrigatórias do Anhangabaú, as cobras do Instituto Butantan, os jardins do Museu do Ipiranga, entre outros pontos do roteiro paulistano da época.
Mas no meio desse bolo insosso, achei esta maravilha. Captada nas escadarias de acesso ao Museu, a cena é a única em que a rotina das fotos de turista falhou e o fotógrafo parece ter visto alguma coisa em São Paulo. Texto de M. Jayo.
Nota do blog 1: Não concordo com o ponto de vista, mas admito que tem consistência em partes. Eu gosto de fotos de turistas, acho que mostram um ponto de vista único. Penso que apesar dos turistas fotografarem pontos tradicionais e bem conhecidos, o fazem de maneira e ângulos pessoais, o que torna as imagens interessantes. E, além disso, acabam pegando detalhes e cenas que estão acontecendo no local no momento.
Nota do blog 2: Data 1960 / Autoria não obtida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário