sábado, 13 de julho de 2024

Estação Ferroviária de Sodrélia, Distrito de Sodrélia, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil

 
































Estação Ferroviária de Sodrélia, Distrito de Sodrélia, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
Distrito de Sodrélia - Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Fotografia

O prédio da antiga estação ferroviária está em péssimas condições, necessitando de restauro e revitalização urgente. Tal situação é resultado de anos de abandono do imóvel. A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo e demais órgãos envolvidos tem que acordar para vida, deixar de conversa fiada e resolver a questão.
O ramal de Santa Cruz foi aberto em 06/04/1908, partindo da estação de Bernardino de Campos, na linha do Tibagy. Foi financiado em boa parte pela Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo. Era na verdade a parte inicial de um projeto que visava chegar com a linha até o rio Paraná, ao norte da foz do rio do Peixe, o que nunca aconteceu. Em 15 de novembro de 1966, o ramal foi desativado. Os trilhos foram retirados e as estações caíram no abandono.
A estação de Francisco Sodré foi aberta com o ramal, em 1908, em terreno cedido à ferrovia.
Em 1949, passou a se chamar Sodrélia. A esta altura, um pequeno bairro rural, com o nome da estação, já havia se desenvolvido junto a ela.
Em 15 de novembro de 1966, com o fim do ramal, a estação foi desativada.
Atualmente (2024), está sendo utilizada como moradia, ficando à margem da estrada que liga Bernardino de Campos a Santa Cruz do Rio Pardo. Está em péssimo estado, abandonada. Texto do Estações Ferroviárias do Brasil.
Nota do blog 1: Sorocabana Railway (1908-1919) e Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1966).
Nota do blog 2: Antiga estação Francisco Sodré.
Nota do blog 3: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.




Nenhum comentário:

Postar um comentário