sábado, 2 de novembro de 2024

Monumento ao Imigrante Italiano, Praça do Imigrante Italiano, São Paulo, Brasil







Monumento ao Imigrante Italiano, Praça do Imigrante Italiano, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia



Galileo Ugo Emendabili (1898, Ancona, Itália / 1974, São Paulo, Brasil):
Natural de Ancona, na Itália, Emendabili veio para o Brasil em 1923, onde permaneceu até sua morte, aos 76 anos, depois de 55 anos de produção artística, 51 deles no nosso país. Sua obra abrange escultura, arquitetura, desenhos, pintura, mosaicos, afrescos e cerâmicas. Seus trabalhos estão em locais bastante visíveis, sobretudo na cidade de São Paulo, mas nem sempre são reconhecidos e apreciados: o monumento dedicado a Ramos de Azevedo, na Cidade Universitária; os altares, o batistério, os cálices sagrados, os móveis e as estátuas de terracota, mármore e bronze da Igreja Nossa Senhora da Paz, conhecida como igreja dos imigrantes italianos; o projeto e a arte do Obelisco do Ibirapuera, resultado de um concurso que teve Mário de Andrade, no júri; o monumento ao aviador pioneiro Edu Chaves – “A Asa”, em frente ao Aeroporto de Congonhas, entre inúmeros outros.
Sua obra foi objeto de estudo, artigos, ensaios, livros e dissertações produzidas por nomes como Sérgio Milliet, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade, Tadeu Chiarelli, Silvana Brunelli Zimmermann e Annateresa Fabris, entre outros. 
O Monumento ao Imigrante Italiano é de autoria de Galileo Emendabili (1898–1974).
Monumento construído em bronze e mármore, foi implantado em 1988 (projeto de 1964) na Praça Imigrante Italiano. Trecho de texto do Italia per San Paolo.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário