Avenida General Olímpio da Silveira, Década de 50, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
A foto dos anos 50 não é minha: é da coleção particular do Werner Keifer, que a postou no Facebook pedindo ajuda para identificar o local. Eu não conheço o Werner, mas gostei tanto da foto que peço licença a ele para republicá-la aqui, junto com a resposta.
O lugar de fato se alterou muito, mas ainda assim dá pra saber onde é. Sugiro que antes de continuar a leitura, deem uma olhada atenta e tentem reconhecer. Alguém arrisca um palpite?
Caso não tenham conseguido, aqui vai a resposta: a foto é da avenida General Olímpio da Silveira, antes do desastre que se abateu sobre ela com a chegada do minhocão.
Quem atesta o que estou dizendo é ninguém menos que João Artacho Jurado. Dos prédios à direita, o mais alto é o edifício Pacaembu, construído por ele no número 386 da avenida. Tanto esse prédio como seu vizinho mais baixo continuam lá até hoje e se alteraram muito pouco, embora não seja mais possível fotografá-los assim inteiros. São prédios que estão lá mas perderam a identidade, roubada pelo elevado. Ninguém mais os vê.
E caso alguém ache o Artacho Jurado insuficiente, também tem a igreja católica que não me deixa mentir. Lá no fundo, no centro da foto, está a paróquia São Geraldo, do Largo Padre Péricles. Nessa época era possível avistá-la de longe. Hoje não é mais.
O que não existe mais, evidentemente, é o espetacular casarão da esquerda, que ficava na esquina do minhocão com a rua Conselheiro Brotero. Em seu terreno existe hoje um posto de gasolina, que combina muito mais com o minhocão.
E para quem quiser ver o aspecto atual do lugar, veja a imagem 2 do post. Texto de M. Jayo.
Nota do blog: Imagem 1, data década de 50, crédito para Werner Keifer / Imagem 2, data 2017, crédito para Google Maps.
Nenhum comentário:
Postar um comentário