Araraquara - SP
Fotografia
As antigas instalações da Estação Ferroviária de Araraquara não estão em boas condições de conservação. Ao contrário, elas necessitam de restauração, manutenção, limpeza, iluminação, segurança, poda de mato, etc. É lamentável que a Prefeitura Municipal de Araraquara não tome providências à respeito, deixando esse verdadeiro patrimônio nacional desaparecer. Infelizmente, cumpre dizer, no que tange ao cuidado com o patrimônio histórico da cidade, a administração pública local realiza um péssimo trabalho...
Texto 1:
“Devem começar no dia 25 do corrente os trabalhos de construcção da estrada de ferro de São Carlos a esta villa, para o que ja foi assignado o respectivo contracto. Por todo este anno ficará o municipio de Araraquara ligado pela via-férrea à capital da Província e ao porto de Santos, como também as cidades intermediárias de S. Carlos, Rio Claro, Limeira, Campinas, etc.
Vae, pois, realizar-se um grande melhoramento para este municipio, que em razão da distancia, e difficuldade de communicações tem sido pouco procurado e mal apreciado por aquelles que dele se occupam.
O pouco desenvolvimento de Araraquara, uma das povoações mais antigas da Província, em grande parte é devido ao isolamento em que tem se achado, pelas razões que já indicamos.
Entretanto nenhum outro município estava em condições de prosperar tanto quanto este se há mais tempo tivesse vencido o grande obstáculo da distância, e das difficuldades de locomoção e transporte.
A sua extensão, a salubridade do seu clima, a exhuberante fertilidade das terras de cultura, a vastidão dos campos de criar, estão no caso de rivalizar com outros municípios tão decantados, e que talvez não offereçam iguaes vantagens. Circulou por muito tempo, com grande exageração, a infundada noticia de ser este municipio muito sujeito á geada, mas essa noticia, ou era transmitida por falsas informações, ou deliberada propaganda dos que tinham interesse de dissuadir as pessoas que vinham em demanda de terras para o seu estabelecimento.
Contra taes boatos que tanto prejudicaram o desenvolvimento da localidade, impedindo a entrada de novos lavradores que viessem aqui estabelecer-se protesta o incremento da lavoura n’estes ultimos tempos e o aumento progressivo da producção de café como havemos de provar com dados estatisticos que estamos organizando.
Felizmente, com a próxima vinda do caminho de ferro, vae dissipar-se a nuvem, e os que vierem visitar nos para conhecerem os recursos do município terão occasião de reconhecer a verdade do que deixamos dito.
Em artigos subsequentes, iremos dando a conhecer as condicções favoráveis do município de Araraquara para novos estabelecimentos agricolas, desde que se resolva o grande obstáculo da dificuldade de comunicações com o littoral como vae acontecer com o prolongamento da estrada de ferro da companhia Rio Claro.
Neste empenho, pedimos e esperamos a colaboração dos lavradores com os dados e informações que nos quiserem prestar, para darmos uma completa notícia do município de Araraquara.” Texto do "Município de Araraquara”, edição de 17/02/1884, crédito para Domingos Carnesseca Neto.
Texto 2:
Empresas: Cia. Rio-Clarense (1885-1889), Rio Claro Railway (1889-1892), Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1971) e Fepasa (1971-1998).Texto 3:
Em 18 de janeiro de 1885, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Araraquara pela Companhia Rio-clarense de Estradas de Ferro, com a presença do Conde do Pinhal.
Fogos de artifício, banda de música e toda a região enfeitada com arcos e bandeirolas marcaram a inauguração da estação. O cenário por pouco não foi arrasado por um temporal que caiu algumas horas antes, quase acabando com a festa organizada por uma comissão presidida pelo coronel Carlos Baptista Magalhães. Dias antes, ele percorreu a Vila, solicitando a capinação das ruas e que todos mantivessem suas casas iluminadas, já que a iluminação a querosene só seria instalada no ano seguinte, meses antes do Imperador visitar o lugar.
O prédio foi construído em 1912, sendo que a eletrificação da linha chegaria à cidade em 1 de dezembro de 1928. O último trem de passageiros, partindo de Campinas, chegou à cidade em 15 de março de 2001. Atualmente, o local abriga o Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”. Texto da Câmara Municipal de Araraquara.
Nota do blog: Data 2024 / Crédito para Jaf.
Em 18 de janeiro de 1885, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Araraquara pela Companhia Rio-clarense de Estradas de Ferro, com a presença do Conde do Pinhal.
Fogos de artifício, banda de música e toda a região enfeitada com arcos e bandeirolas marcaram a inauguração da estação. O cenário por pouco não foi arrasado por um temporal que caiu algumas horas antes, quase acabando com a festa organizada por uma comissão presidida pelo coronel Carlos Baptista Magalhães. Dias antes, ele percorreu a Vila, solicitando a capinação das ruas e que todos mantivessem suas casas iluminadas, já que a iluminação a querosene só seria instalada no ano seguinte, meses antes do Imperador visitar o lugar.
O prédio foi construído em 1912, sendo que a eletrificação da linha chegaria à cidade em 1 de dezembro de 1928. O último trem de passageiros, partindo de Campinas, chegou à cidade em 15 de março de 2001. Atualmente, o local abriga o Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”. Texto da Câmara Municipal de Araraquara.
Nota do blog: Data 2024 / Crédito para Jaf.
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