International Headphone Radio Model HP 1000, Hong Kong
Fotografia
Esse produto era uma espécie de walkman, bem simples (para não dizer vagabundo), produzido em um algum lugar da China e comercializado para o mundo inteiro através de Hong Kong (lembrem que estávamos no período da "Guerra Fria", que vigeu entre 1947-1991; a China era um país "comunista", não podia praticar comércio com vários países sob influência dos Estados Unidos; mas isso não impediu o comércio, os chineses sempre foram espertos, segundo meu Pai sempre lembra, eles "inventaram a pólvora", e trataram de dar um jeito de exportar as bugigangas que produziam, e o modo encontrado foi através de Hong Kong, na época uma possessão inglesa, mas capitalista, dentro da China; isso possibilitou aos chineses distribuir sua produção pelo mundo, gerando divisas para o país e uma boa grana em impostos para a Inglaterra; pensem: se todos os produtos vendidos no mundo naquela época como "made in Hong Kong" fossem realmente produzidos por lá, a possessão inglesa teria que ter um parque industrial gigantesco, o que é impossível em virtude da sua dimensão territorial; hoje esse arranjo parece piada, mas foi assim que a China fazia naquele tempopara vender seus produtos pelo mundo; e não ficou só em Hong Kong, quando isso não dava certo ou para disfarçar um pouco, usavam também o "made in Taiwan", que embora seja considerada uma província rebelde pela China e tenha apoio militar e econômico dos Estados Unidos, na hora de ganhar dinheiro, são todos "chineses").
Dito isso, vamos proseguir com a lembrança: esse produto foi uma febre nos anos 80, a International (marca chinesa que embora ninguém sabia de onde vinham os produtos, era considerada como a empresa que produzia os melhores eletrônicos de "segunda linha" da época, especialmente TVs portatéis de 5" polegadas) vendeu esse produto no mundo inteiro. Basta uma busca no Ebay que você encontrará sobreviventes desse produto à venda nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Canadá, Brasil, Argentina, etc.
Seu nome oficial era "International Headphone Radio Model HP 1000", consistindo num rádio AM/FM (que chiava barbaridade mas era chamado de "stereo sound") com um arco plástico para colocar na cabeça (parecíamos doidos saindo com aquilo na rua).
Tinha um seletor de estações em uma das laterais e um de volume na outra (na verdade era um "colante preto", que quando perdia a cola, não tinha mais a referência dos números para sintonizar estações e controlar o volume). Além disso, havia uma antena metálica para ajudar na sintonia (foi a primeira coisa que quebrou no meu), mas que não resolvia muito, com o plus de fazer você parecer um ET (e a galera, que não era mimizenta como hoje, ainda lhe zoava, chamando de "chifrudo").
O aparelho era quase todo de plástico, funcionava com duas pilhas pequenas e havia boa opção de cores (o meu era azul, mas tinha vermelho, cinza, amarelo, etc).
Quanto ao preço, acredito que em valores de hoje seria algo em torno de R$ 50,00 a 100,00. Era um produto barato e bem popular na época, considerado uma espécie de "genérico" para quem não tinha grana para comprar um walkman de verdade (especialmente aquele amarelo da Sony).
Concluindo, o meu ganhei do meu Pai, que o comprou em uma viagem que fez ao Paraguai ("o paraíso dos produtos eletrônicos piratas ou contrabandeados na América do Sul") durante a década de 80.
Nota do blog: Data e autoria das imagens não obtidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário