Filosofia de Internet - Humor
Humor
Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
sexta-feira, 23 de junho de 2023
Praça José Rodrigues da Silva, Campos Elíseos, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Praça José Rodrigues da Silva, Campos Elíseos, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Para quem não conhece pelo nome, fica entre as ruas Teresa Cristina, Veiga Miranda, Washington Luís e João Clapp.
Aqui temos o "padrão" da Prefeitura de Ribeirão Preto: Piso destruido, jardinagem horrível, bancos e instalações quebradas, sujeira, falta de segurança, etc.
Nota do blog: Imagens de 2023 / Crédito para Jaf.
quarta-feira, 21 de junho de 2023
Antiga Fábrica do Chá Mate Real, 1992, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil
Antiga Fábrica do Chá Mate Real, 1992, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
Nota do blog: Antiga fábrica do Chá Mate Real, localizado no Centro de Curitiba. Atualmente é a sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Solar Villa Lobos / Casa da Caramuru, Avenida Caramuru, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Solar Villa Lobos / Casa da Caramuru, Avenida Caramuru, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Texto 1:
O imóvel localizado na atual avenida Caramuru, foi construído no final do século XIX, possivelmente, antes de 1894, por André Maria Ferreira de Villa Lobos. As pinturas parietais e elementos decorativos nas paredes da Casa da Caramuru foram descobertos pela pesquisadora Maria Elízia Borges no início da década de 1980. As pesquisas realizadas por ela culminaram com a apresentação de uma dissertação à Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, instituição complementar da USP, em 1983. Segundo ela, a pintura decorativa do imóvel abrange o “hall” de entrada, a sala de jantar e um dos dormitórios. A execução das pinturas são anteriores a 1894 e, uma destas decorações pode ser de autoria do pintor Rosaltino Santoro. Maria Elízia Borges realizou um aprofundado estudo sobre as pinturas presentes na Casa da Caramuru. Segundo a autora “A decoração desta casa reflete gosto e costume, manifestados através de um saudosismo arraigado, preso a um ideal estático proveniente da cultura européia. Este fato talvez seja explicável por ser seu proprietário um imigrante português de descendência espanhola". O proprietário da casa referido pela autora é André Maria Ferreira de Villa Lobos. Segundo avaliação da autora mencionada, as pinturas presentes no imóvel à avenida Caramuru contribuem para a elaboração de uma compreensão sobre o gosto estético das pessoas que habitaram Ribeirão Preto no final do século XIX e início do XX. Os conceitos e interpretações delineados por ela quanto ao valor e importância das pinturas decorativas presentes no imóvel são corroborados pelos técnicos do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, em 1987, por ocasião da elaboração da Ficha de Identificação. O parecer dos técnicos que subsidiou o seu tombamento por meio de resolução da Secretaria Estadual da Cultura, expressa também que o imóvel possui um estilo representativo da arquitetura do final do século XIX. Texto da Prefeitura de Ribeirão Preto.
O imóvel localizado na atual avenida Caramuru, foi construído no final do século XIX, possivelmente, antes de 1894, por André Maria Ferreira de Villa Lobos. As pinturas parietais e elementos decorativos nas paredes da Casa da Caramuru foram descobertos pela pesquisadora Maria Elízia Borges no início da década de 1980. As pesquisas realizadas por ela culminaram com a apresentação de uma dissertação à Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, instituição complementar da USP, em 1983. Segundo ela, a pintura decorativa do imóvel abrange o “hall” de entrada, a sala de jantar e um dos dormitórios. A execução das pinturas são anteriores a 1894 e, uma destas decorações pode ser de autoria do pintor Rosaltino Santoro. Maria Elízia Borges realizou um aprofundado estudo sobre as pinturas presentes na Casa da Caramuru. Segundo a autora “A decoração desta casa reflete gosto e costume, manifestados através de um saudosismo arraigado, preso a um ideal estático proveniente da cultura européia. Este fato talvez seja explicável por ser seu proprietário um imigrante português de descendência espanhola". O proprietário da casa referido pela autora é André Maria Ferreira de Villa Lobos. Segundo avaliação da autora mencionada, as pinturas presentes no imóvel à avenida Caramuru contribuem para a elaboração de uma compreensão sobre o gosto estético das pessoas que habitaram Ribeirão Preto no final do século XIX e início do XX. Os conceitos e interpretações delineados por ela quanto ao valor e importância das pinturas decorativas presentes no imóvel são corroborados pelos técnicos do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, em 1987, por ocasião da elaboração da Ficha de Identificação. O parecer dos técnicos que subsidiou o seu tombamento por meio de resolução da Secretaria Estadual da Cultura, expressa também que o imóvel possui um estilo representativo da arquitetura do final do século XIX. Texto da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Texto 2:
Localizado no número 232 da avenida Caramuru, na Vila Vírginia, o casarão foi implantado na segunda metade do século XIX e ainda possui a fachada trazida da Itália em 1892, onde é precariamente visível o ideal estético dos áureos tempos do café.
Os afrescos pintados nas paredes internas da casa, outra importante peça do casarão como patrimônio cultural da cidade, estão se perdendo devido à falha no telhado, a ação das chuvas e à falta de conservação.
Ao longo dos anos, o prédio abrigou vários moradores e teve seu auge quando foi habitado pela família Villa Lobos.
O imóvel passou por diferentes proprietários e locatários e chegou, inclusive, a sediar a comunidade espírita Apóstolo Pedro entre os anos 1955 a 1963.
Por volta de 1987 o prédio foi adquirido para fins comerciais e seria demolido, o que foi proibido devido ao tombamento do imóvel pelo patrimônio público.
A área total da propriedade possui 1.500 metros quadrados (m²), sendo 900 m² ocupados pelo casarão e 600 m² pela vizinha empresa Elétrica Costa.
Em dezembro de 2004, uma ação pública divulgada no Diário Oficial condenou a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, mas nenhuma atitude foi tomada quanto à preservação do prédio. Texto de Beatriz Camargo / Jornal A Cidade / Janeiro de 2006.
Nota do blog: Encontra-se em situação deplorável, imagens de 2023.
Os afrescos pintados nas paredes internas da casa, outra importante peça do casarão como patrimônio cultural da cidade, estão se perdendo devido à falha no telhado, a ação das chuvas e à falta de conservação.
Ao longo dos anos, o prédio abrigou vários moradores e teve seu auge quando foi habitado pela família Villa Lobos.
O imóvel passou por diferentes proprietários e locatários e chegou, inclusive, a sediar a comunidade espírita Apóstolo Pedro entre os anos 1955 a 1963.
Por volta de 1987 o prédio foi adquirido para fins comerciais e seria demolido, o que foi proibido devido ao tombamento do imóvel pelo patrimônio público.
A área total da propriedade possui 1.500 metros quadrados (m²), sendo 900 m² ocupados pelo casarão e 600 m² pela vizinha empresa Elétrica Costa.
Em dezembro de 2004, uma ação pública divulgada no Diário Oficial condenou a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, mas nenhuma atitude foi tomada quanto à preservação do prédio. Texto de Beatriz Camargo / Jornal A Cidade / Janeiro de 2006.
Nota do blog: Encontra-se em situação deplorável, imagens de 2023.
Chevrolet Veraneio, Rota, Polícia Militar do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
Chevrolet Veraneio, Rota, Polícia Militar do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Nota do blog: Era o terror da bandidagem, conhecida como "táxi de vagabundo".
Chafariz Imperial e Mercado Público, Praça do Mercado, Décadas 20/30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Chafariz Imperial e Mercado Público, Praça do Mercado, Décadas 20/30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia
O chafariz estava situado inicialmente na Praça Paraíso (posteriormente denominada Praça Conde d’Eu e, mais tarde, Praça XV de Novembro). Em torno de 1925, ele foi transferido para a bela Praça do Mercado, e, após a enchente de 1941, acabou sendo instalado no Parque Farroupilha, próximo ao CMPA, onde se encontra atualmente.
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