sexta-feira, 24 de novembro de 2023

A Árvore Caída (A Árvore Caída) - Anandrade


 

A Árvore Caída (A Árvore Caída) - Anandrade
Coleção Privada 
OST - 70x50

Theatro Guayra / Teatro Guaíra, Rua Dr. Muricy, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Theatro Guayra / Teatro Guaíra, Rua Dr. Muricy, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Nota do blog 1: Imagem de 1935. O prédio foi demolido em 1937. Em seu terreno foi construído parte da Biblioteca Pública do Paraná.
Nota do blog 2: Atual Alameda Dr. Muricy.

Vista do Viaduto do Capanema, Curitiba, Paraná, Brasil

 


Vista do Viaduto do Capanema, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Nota do blog: Ao fundo, à direita, o estádio Couto Pereira. Foto tirada em 28/09/1997.

Ponte Hercílio Luz, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil


 

Ponte Hercílio Luz, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Florianópolis - SC
Fotografia - Cartão Postal

Cachoeira de Paulo Afonso, Paulo Afonso, Bahia, Brasil


 

Cachoeira de Paulo Afonso, Paulo Afonso, Bahia, Brasil
Paulo Afonso - BA
Fotografia

Nota do blog: Imagem de Marc Ferrez, circa 1875.

Frente do Ônibus Trólebus da Transerp, Terminal Carlos Gomes, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Frente do Ônibus Trólebus da Transerp, Terminal Carlos Gomes, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Nota do blog: Capa de revista especializada em transporte relatando o fim do sistema trólebus em Ribeirão Preto. A imagem mostra um ônibus trólebus saindo do Terminal Carlos Gomes.

Ônibus Trólebus, Anos 80, Transerp, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil



Ônibus Trólebus, Anos 80, Transerp, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Texto 1:
Foi um meio de transporte existente na cidade entre 1982 e 1999. Com uma frota composta por 22 veículos e 53,4 km de extensão, transportou mais de 65 milhões de passageiros até ser desativado pela Prefeitura de Ribeirão Preto.
Após tentativa malsucedida de implantar bondes elétricos em Ribeirão Preto, no período 1912-1914, a cidade só retomou o projeto de transportes elétricos na década de 1970. Com o apoio da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), a Prefeitura de Ribeirão Preto criou em 1978 a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) com o intuito de implantar uma rede de trólebus na cidade. Através de convênio assinado com a EBTU em agosto de 1979, foi aprovado um projeto para a implantação de uma rede de 33 quilômetros de extensão com duas linhas (Centro-Ipiranga e Campos Elíseos), 33 trólebus e previsão de transporte diário inicial de 24 mil passageiros.
Característica de tudo que é gerido pelo poder público, o projeto acabou estourando o orçamento inicial, gastando quase o dobro do previsto inicialmente apenas na primeira linha.
O trólebus teve seu primeiro trecho inaugurado pela Prefeitura de Ribeirão Preto e pelo ministro dos Transportes Cloraldino Soares Severo em 30 de abril de 1982. Até 1989, novos trechos foram acrescentados à rede, alcançando a extensão máxima de 53,4 quilômetros.
Após dezessete anos de operação, o sistema de trólebus foi desativado em 3 julho de 1999 pela gestão de Luiz Roberto Jábali. A justificativa de Jábali era que o sistema encontrava-se obsoleto e sua desativação iria contribuir para a fluidez do trânsito. Os terminais do sistema Antônio Achê e Carlos Gomes foram demolidos e os 22 veículos foram leiloados.
Texto 2:
Até o final da década de 1990, Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) tinha em seu sistema de transporte público 22 trólebus - ônibus movido a eletricidade -, além de dois terminais de ônibus na região central.
Ônibus e terminais foram eliminados no governo do tucano Luiz Roberto Jábali (1937-2004) por terem se tornados "obsoletos" e para supostamente melhorar a fluidez no trânsito. 
Em 1999, Jábali desativou os terminais Antônio Achê - onde foi construído o CPC (Centro Popular de Compras), que custou R$ 1,2 milhão à época, em valor nominal - e o Carlos Gomes, onde foi criada uma praça que custou R$ 394,45 mil à prefeitura.
A justificativa era de que a desativação faria o trânsito "andar", como preconizava o plano de modernização da Transerp (gerenciadora do transporte urbano). 
No dia 3 de julho daquele mesmo ano, os trólebus, que circulavam como uma opção a mais para o transporte público, encerraram as atividades em Ribeirão Preto.
Para a empresa, a tecnologia dos veículos elétricos que circulavam ligados por uma rede aérea de cabos de energia tornou-se ultrapassada.
Esse transporte gastava muita energia elétrica e tinha se tornado quase um transtorno no trânsito, já que os trólebus seguiam obrigatoriamente o mesmo percurso por causa da rede de energia aérea, e não conseguiam desviar caso algum obstáculo surgisse no caminho.
Os 22 trólebus, avaliados em cerca de R$ 700 mil, foram usados para pagar dívidas da própria Transerp.
Nota do blog: Deveriam ter preservado pelo menos um para a história da cidade.

Palácio das Telecomunicações Presidente Arthur da Costa e Silva, Curitiba, Paraná, Brasil

 


Palácio das Telecomunicações Presidente Arthur da Costa e Silva, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog 1: Localizado na avenida Manoel Ribas, foi construído entre os anos 1964-1966. 
Nota do blog 2: Embora o cartão foque no prédio, não há como não mencionar a beleza da escada do Reservatório do Alto São Francisco.
Nota do blog 3: Imagem de cartão postal da década de 70.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Propaganda "A Macaca Tá Certa", Balas Chita, A Olímpica Balas Chita, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Propaganda "A Macaca Tá Certa", Balas Chita, A Olímpica Balas Chita, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Propaganda


O produto foi criado em 1945 pelo espanhol João Rucian Ruiz. O nome da bala veio da paixão que ele tinha pelos filmes de Tarzan. O primeiro sabor foi o de abacaxi. Depois vieram outros. Este anúncio, da época em que foi lançado o sabor uva, usava o slogan “A macaca tá certa!” – uma alusão a um bordão do programa humorístico “Planeta dos Homens”.

Praça Santos Andrade, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Praça Santos Andrade, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
AH N. 813
Fotografia - Cartão Postal