sábado, 25 de novembro de 2023

Obras de Construção do Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva "Patriarca da Independência", 2021, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil








 

Obras de Construção do Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva "Patriarca da Independência", 2021, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Vista aérea das obras de construção do Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva "Patriarca da Independência".
Uma das piores obras da história da cidade. Gastou-se uma fortuna para fazer um túnel que só permite a passagem de um veículo por vez, além de destruir a praça Salvador Spadoni e derrubar várias árvores existentes no local (depois construíram uma porcaria de praça que não chega nem aos pés da original, plantando "coqueiros" no lugar das belas árvores que existiam).
Paradoxalmente, antes dessa "obra", existiam duas faixas de rolamento e uma de estacionamento.
E como se isso não bastasse, as obras atrasaram muito além do tempo previsto, inclusive com a empresa vencedora da licitação abandonando a obra sob alegação de estar tomando prejuízo financeiro, levando a Prefeitura a ter de chamar outra empresa para terminar.
Isso causou inúmeros gastos desnecessários, transtornos no trânsito da cidade, raiva aos moradores que tiveram que conviver com essa bagunça/barulho/sujeira e prejuízos ao comércio que existia na região, levando diversos empresários a falência, além de obrigar outros a sair de lá, causando grande desemprego e o aumento de imóveis vazios.
O responsável por essa jeguice? Antônio Duarte Nogueira Júnior, o "prefeito gestor", que os ribeirão-pretanos escolheram duas vezes para gerir (embora eu ache que o termo correto foi "destruir") a cidade. Felizmente, essa culpa (votar nele) eu não carrego.

Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva "Patriarca da Independência", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva "Patriarca da Independência", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Nota do blog 1: Uma das piores obras da história da cidade. Gastou-se uma fortuna para fazer um túnel que só permite a passagem de um veículo por vez...
Nota do blog 2: Antes dessa "obra", existiam duas faixas de rolamento e uma de estacionamento, sendo possível acessar a avenida Presidente Vargas e a Nove de Julho.

 

Propaganda "O Indomável", 1970, Guaraná Brahma, Brahma, Brasil


 

Propaganda "O Indomável", 1970, Guaraná Brahma, Brahma, Brasil
Propaganda

Maria Fumaça, Circa 1987-1988, Rua Agamenon Magalhães com Avenida Presidente Affonso Camargo, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Maria Fumaça, Circa 1987-1988, Rua Agamenon Magalhães com Avenida Presidente Affonso Camargo, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


Nota do blog 1: Ao fundo a área em que seria construído o Jardim Botânico no ano de 1991.
Nota do blog 2: Na época já não circulavam mais locomotivas a vapor no Paraná. Essa é uma das que a RFFSA mantinha para passeios turísticos. Pelas características trata-se da 153 ou 155. Havia também a 157, mas nessa época já estava sucateada. A 153 e 155 ainda sobrevivem, a primeira fazendo passeios turísticos em Tubarão (SC) e a segunda passando por revisão geral desde 2017 na ABPF Regional Sul em Rio Negrinho (SC). Já a 157 ficou por muito tempo no ferro velho Sucapar, no Boqueirão, no finalzinho da avenida Marechal Floriano. Acabou comprada por um morador de Itu (SP), sendo que até o presente momento não foi restaurada.

Vista da Praça Osório / Vivendas Particulares, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Vista da Praça Osório / Vivendas Particulares, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
N. 12
Fotografia - Cartão Postal

Vista Aérea do Parque Barigui, Curitiba, Paraná, Brasil


 

Vista Aérea do Parque Barigui, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia - Cartão Postal

Mão e Tocha Colossais da Estátua da Liberdade, 1876, West Fairmount Park, Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos


 

Mão e Tocha Colossais da Estátua da Liberdade, 1876, West Fairmount Park, Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos
Filadélfia - PA
N. 2025
Fotografia - Cartão Postal

Did you know that the Statue of Liberty's Arm was on display in Philadelphia at the Centennial Exposition of 1876 in West Fairmount Park, way before the whole statue was shipped to New York City to be erected?
Bartholdi's "Liberty"- Hand and Torch.
"Arm and hand of the Statue of Liberty. The arm and hand of Bartholdi's 'Liberty Enlightening the World' were all that had been completed of the colossal sculpture in 1876, and figured prominently as a popular attraction. Literature available at the kiosk at the base informed visitors of the details of Bartholdi's plan and invited subscriptions of ten cents to one hundred dollars toward payment for a pedestal for the completed statue. After the Exposition closed the sculpture was transported to New York, where it was exhibited in Madison Square."
The "Liberty" hand and torch was designed by Frederic Bartholdi; the Drinking Fountain was erected by the Sons of Temperance of Pennsylvania.
The pedestal was completed in April 1886 and finally, on October 28, 1886, President Grover Cleveland oversaw the dedication of the Statue of Liberty in front of thousands of spectators in New York.