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quinta-feira, 4 de abril de 2024
O que é uma Cachaça Estandardizada? - Artigo
O que é uma Cachaça Estandardizada? - Artigo
Artigo
A palavra estandardizada é um adjetivo que significa padronizado; produzido a partir de um padrão; seguindo um modelo. Leia abaixo o que significa uma cachaça estandardizada.
Os donos de marcas de cachaça estandardizada não realizam todas as etapas de produção e compram cachaças fornecidas por terceiros. Portanto, não necessariamente precisam de canavial, dornas de fermentação, unidade de destilação ou envelhecimento.
Geralmente, essas cachaças adquiridas de terceiros tem aromas e sabores distintos e é papel do estandardizador realizar procedimentos que deixem essas cachaças com o mesmo sabor final – daí a ideia de padronizar.
Algumas técnicas são usadas para conseguir essa padronização, entre elas a redestilação da cachaça em alambiques de cobre e o armazenamento em dornas de madeira.
Esse profissional do mercado da cachaça é mais comum em regiões com diversas pequenas unidades de produção organizadas em cooperativas, que centralizam num mesmo local alambiques para redestilação, grandes dornas de madeira para armazenamento e maquinário para engarrafamento.
Seguindo a legislação, as cachaças estandardizadas devem ter no rótulo a identificação: “estandardizada e engarrafada”. Quando todo processo de produção de cachaça é feito na mesma unidade de produção (plantação, moagem, fermentação, destilação), o rótulo constará “produzido e engarrafado”.
A cachaça adquirida pelo estandardizador pode ser de pequenos produtores formalizados ou informais. Quando regulada e priorizando a qualidade da cachaça, a estandardização pode ser interessante para fomentar a pequena produção familiar local. No entanto, pelo modelo de aquisição de diversos fornecedores, o controle de qualidade e a padronização podem ser um desafio para o produtor.
É interessante ressaltar que, nessa categoria, a bebida raramente é comercializada na versão pura, mas na maioria dos casos armazenada em dornas de madeiras, processo que também facilita a padronização dos aromas e sabores da bebida.
Uma madeira muito comum usada na padronização sensorial de cachaças puras de safras distintas é a amburana, madeira brasileira com grande potencial de influenciar as características de cor, aroma e sabor da bebida.
Os aromas e sabores da amburana se destacam, impregnam e dominam o perfil sensorial da cachaça estandardizada, deixando menos perceptíveis as distinções das bases puras de safras ou produtores diferentes. O protagonismo é da madeira que ajuda na padronização da bebida.
Por aliar grandes volumes, podendo chegar aos milhões de litros anuais, com gastos de produção reduzidos e assumir a identidade de artesanal, a cachaça estandardizada ocupa boa parte do mercado com preços competitivos. Texto do Mapa da Cachaça.
Rótulo "Aguardente de Cana Adoçada Pitú", Engarrafamento Pitú S/A, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil
Rótulo "Aguardente de Cana Adoçada Pitú", Engarrafamento Pitú S/A, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil
Rótulo
Ponte Preta, 1894, Rua João Negrão, Curitiba, Paraná, Brasil
Ponte Preta, 1894, Rua João Negrão, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
Vista da Ponte Preta de fins do século XIX, anterior a estrutura atual (que foi fabricada nos Estados Unidos e instalada em 1944 no referido local).
A imagem mostra a rua João Negrão em direção ao Centro, cruzando a avenida Sete de Setembro (no caso da Sete de Setembro estou utilizando o nome atual da via para facilitar a compreensão).
A imagem mostra que existiu uma linha para bondes indo em direção ao atual pátio ferroviário da Rodoferroviária de Curitiba. Inclusive, pela bitola dos trilhos, é do tempo dos bondes de tração animal (crédito da observação para Eduardo Eloy Scuissiato).
Em algum momento, ainda não definido, a linha foi suprimida.
Abaixo trecho de mapa de 1894 que mostra a Ponte Preta e a linha para bondes. Também é possível observar os antigos nomes das vias (imagem 2 do post, crédito da postagem para Paulo José da Costa).
Também abaixo, imagem que mostra o estado atual do local (imagem 3 do post, crédito da postagem para Júlio Werner Bruckheimer).
Nota do blog: Imagem 1 do post de autoria de Nuno Aguiar (crédito da postagem para Paulo José da Costa).
Também abaixo, imagem que mostra o estado atual do local (imagem 3 do post, crédito da postagem para Júlio Werner Bruckheimer).
Nota do blog: Imagem 1 do post de autoria de Nuno Aguiar (crédito da postagem para Paulo José da Costa).
Poster "Os Fabulosos Harlem Globetrotters", 1970, Maracanãzinho / Ginásio Gilberto Cardoso, Rio de Janeiro, Brasil
Poster "Os Fabulosos Harlem Globetrotters", 1970, Maracanãzinho / Ginásio Gilberto Cardoso, Rio de Janeiro, Brasil
Poster
Se hoje a NBA arrebata fãs no Brasil, nos anos 50 e 60, basquete americano, por aqui, era sinônimo dos Harlem Globetrotters. Desde sua primeira visita ao país, em 1951, os craques do esporte-espetáculo lotaram estádios. No total, a equipe, criada nos Estados Unidos em 1927, fez 17 turnês pelo Brasil, a última em 2010.
A primeira temporada, em 1951, foi prejudicada pelas fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro em maio daquele ano. O jogo de estreia da equipe americana, no Maracanã, foi adiado duas vezes. No segundo adiamento, a torcida, que enfrentara as ruas alagadas para ver os craques do basquete, revoltou-se e quebrou cadeiras, bebedouros e luminárias. A trupe enfrentou um combinado Fla-Flu e os All Stars, formado por veteranos do basquete dos Estados Unidos.
A partir daí, os Globetrotters estiveram no Brasil em 1952, 1954, 1956, 1957, 1958, 1962, 1967, 1970, 1971, 1976, 1980, 1982, 1987, 1995, 1997 e 2010. A turnê de 1980 ficou marcada pela prisão de dois atletas, em São Paulo. Eles foram acusados de posse de drogas e de roubar pertences do hotel onde estavam hospedados. Dois meses depois, foram expulsos do país.
Criados em 1927, por Abe Saperstein e Inman Jackson, os Globetrotters fizeram sua estréia internacional em 1939, em Winnipeg, no Canadá. O time foi o primeiro do basquete profissional americano a se apresentar na África do Sul (em junho de 1996) e já esteve em mais de 130 países. Nos Estados Unidos, a cada ano, cerca de um milhão de torcedores pagam para ver seus jogos.
Nos anos 70, a turma mais divertida do basquete alcançou o auge da popularidade — chegaram a estrelar uma versão em desenho animado, da Hanna Barbera. Em 1982, ganharam estrela na calçada da fama em Hollywood. Texto do Jornal O Globo, 09/10/2013.
Nota do blog: Atualizar a informação após o ano 2013 (a realizar).
quarta-feira, 3 de abril de 2024
Calendário de Bolso "Tudo Vai Melhor com Coca Cola!", 1968, Paraná Refrigerantes S/A, Curitiba, Paraná, Brasil
Calendário de Bolso "Tudo Vai Melhor com Coca Cola!", 1968, Paraná Refrigerantes S/A, Curitiba, Paraná, Brasil
Fotografia
Nota do blog: A empresa era localizada na rua Piquiri, números 689/699.
Bomboliche Sports Bar, 2012-2013, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Bomboliche Sports Bar, 2012-2013, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Era localizado no Ribeirão Shopping, aproximadamente onde hoje (2024) são as Lojas Americanas.
Nota do blog: Imagem 1, 2012, crédito para Marina F. / Imagem 2, 2012, crédito para Bruno Freire / Imagem 3, 2013, crédito para Daiane / Imagem 4, 2013, crédito para Daniel F. / Imagem 5, 2013, crédito para Marcelo L. / Imagem 6, 2013, crédito para Mazinha M. / Imagem 7, 2013, crédito para Rodrigo F. / Imagem 8, 2013, crédito para Tati G.
Trenzinho do Lar Padre Euclides / "Mogianinha" / "Duqueza", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Trenzinho do Lar Padre Euclides / "Mogianinha" / "Duqueza", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Era utilizado para passeios em dias de festas e quermesses. Ainda existe, mas não operacional, estando em exposição no Lar Padre Euclides.
Além do conhecido apelido "Mogianinha", segundo essa imagem também era chamada de "Duqueza" (escrito erroneamente com a letra "z").
Nota do blog: Data não obtida / Crédito para Fernando Rossi.
Sem Título / Natureza Morta (Sem Título / Natureza Morta) - Maria Amélia D'Assumpção
Sem Título / Natureza Morta (Sem Título / Natureza Morta) - Maria Amélia D'Assumpção
Museu Casa Alfredo Andersen, Curitiba, Brasil
OST - 101x116 - 1948
Duas Raças (Duas Raças) - Alfredo Andersen
Duas Raças (Duas Raças) - Alfredo Andersen
Museu Casa Alfredo Andersen, Curitiba, Brasil
OST - 84x64 - 1930
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