terça-feira, 9 de abril de 2024

Catedral, São Paulo, Brasil (Catedral) - Sérgio Bertoni


 

Catedral, São Paulo, Brasil (Catedral) - Sérgio Bertoni
São Paulo - SP
Coleção privada
OST - 100x100 - 1998

Avenida Pedro II, São Luís, Maranhão, Brasil


 
Avenida Pedro II, São Luís, Maranhão, Brasil
São Luís - MA
Fotografia - Cartão Postal

Adesivo "Ponha Sua Carta Para Correr, Use o Código de Endereçamento Postal", Década de 70, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Brasil


 

Adesivo "Ponha Sua Carta Para Correr, Use o Código de Endereçamento Postal", Década de 70, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Brasil
Fotografia

Nota do blog: Adesivo da Empresa Brasileiras de Correios e Telégrafos que visava estimular a população a utilizar o CEP para o envio de suas correspondências.

Calendário de Bolso "Tudo o que Você Gosta Fica Mais Alegre com as Cores Vivas dos Filmes Kodacolor II", 1982, Filme Kodacolor II, Kodak, Brasil



 

Calendário de Bolso "Tudo o que Você Gosta Fica Mais Alegre com as Cores Vivas dos Filmes Kodacolor II", 1982, Filme Kodacolor II, Kodak, Brasil
Fotografia

Igreja Nossa Senhora do Rosário, Três Corações, Minas Gerais, Brasil


 

Igreja Nossa Senhora do Rosário, Três Corações, Minas Gerais, Brasil
Três Corações - MG
Colonvist N. 24
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Década de 60.

Volkswagen Saveiro Robust 2024, Brasil

 
















Volkswagen Saveiro Robust 2024, Brasil
Fotografia


No lançamento da Volkswagen Saveiro 2024, os holofotes estavam voltados para a versão topo de linha Extreme. Mas quem fez a picape compacta voltar a aparecer no ranking de vendas foi sua versão mais barata, a Saveiro Robust, e não foi sem motivo: esta é a picape mais barata do Brasil: por R$ 98.670, é a última que custa menos de R$ 100.000.
Para conseguir esse título, a VW teve que fazer uma série de concessões e retirar equipamentos que já são banais nos carros zero km. Mesmo assim, a Saveiro Robust ainda pode ter algumas vantagens tanto em relação a versão mais cara quanto na comparação com a Fiat Strada Endurance, a versão de entrada da picape líder de mercado.
Foco no trabalho:
A versão nova Saveiro Robust é uma picape de trabalho. Boa parte do seu público é composto por frotistas ou mesmo autônomos, que usam o picape para o transporte de cargas.
É muito simples diferenciar a versão mais barata da Saveiro 2024, pois só ela traz o para-choque, retrovisores e maçanetas sem pintura – só a partir da Trendline, intermediária, que essas peças são da cor do veículo. E isso não é para conferir um ar de aventureiro, é para reduzir custos de produção mesmo.
Esqueça, também, a barra cromada que une os faróis halógenos, pois inexiste na opção mais barata. A Saveiro Robust só passou a contar com os fárois diurnos, DRL, de série, que traz mais segurança ao trafegar durante o dia na cidade e na estrada, porque passaram a ser obrigatórios. Tanto que não tem faróis de neblina, que na Trendline é opcional.
A ideia é baratear a produção dessa versão, mas também reduzir o custo de manutenção e, segundo a VW, é essa a explicação da adoção das rodas em aço de 15” com calotas calçadas com pneus 205/60.
Não é uma picape com apelo off-road, mas é válido considerar os ângulos de entrada e saída. Tem 23,8° na frente – quase o mesmo da Strada que tem 24 – e o vão livre do solo é de 19,6 cm (a rival tem 21,4 cm) e o ângulo de saída é de 27,6 graus – também praticamente o mesmo da Strada, que tem 28 graus.
Superioridade está no eixo traseiro:
O eixo traseiro tem a explicação para muitos preferirem a picape da VW, mesmo sendo menos moderna e com menos capacidade de carga que a Strada. É do tipo eixo de torção com molas helicoidais de dupla ação, enquanto a Strada é equipada com eixo rígido ômega com feixe de molas semielípticas.
O comportamento dinâmico da Saveiro é mais estável e a suspensão filtra melhor as imperfeições do piso, desempenho acompanhado pela direção firme.
Por optar por usar o eixo rígido, a Strada filtra menos as irregularidades do pavimento e os movimentos verticais de uma roda afetam diretamente o outro lado – proporcionando aquele sacudir característico de picapes maiores e montadas sob chassi. Mas também há quem prefira isso pela robustez a longo prazo.
A picape da VW traz uma vantagem histórica em relação à da Fiat que são os freios a disco nas quatro rodas, presentes em todas as versões desde 2015 (quando abandonou seus tambores problemáticos e barulhentos), e que permanecem na linha 2024. A Strada traz discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
Na prática, por ambas terem tração dianteira, entre 70 e 80% da frenagem é realizada pelos freios das rodas dianteiras, portanto não houve uma diferença significativa entre as provas de frenagem das picapes.
A tampa da caçamba é aberta pelo logo, um charme pra compensar a simplicidade. Ela não tem amortecimento, mas é bem leve. Já a Fiat Strada tem a tampa da caçamba bem mais pesada e não tem a abertura em duplo estágio presente na Saveiro.
A Saveiro Robust ainda carrega 26 kg a mais que a versão topo de linha, com 664 kg, e um volume bem maior também, com 924 litros. Só não ganha da capacidade da rival Strada que traz 720 kg e 1.354 litros.
Cabine dos anos 2000:
A cabine da Saveito tem o poder de fazer a gente voltar para os anos 2000. Há excesso de plástico rígido e não tem computador de bordo, logo, não é possível verificar a autonomia e muito menos o consumo médio – informações essenciais para quem roda com a picape para trabalho.
Entre os elementos que tem o poder de te fazer voltar no tempo: o ajuste manual dos retrovisores, a tampa de plástico para cobrir o buraco deixado por não ter rádio e os botões giratórios do ar-condicionado.
Mas vamos ser justos a Strada Endurance também não tem rádio e nem retrovisores elétricos, mas compensa ao oferecer computador de bordo e acabamento mais moderno e esmerado.
O espaço da cabine merece elogios e tem, inclusive, 1 cm extra para as pernas em relação a Extreme. Os bancos são de tecido com uma costura aparente para disfarçar a simplicidade e a densidade da espuma pareceu de boa qualidade e não incomodou após algum tempo dirigindo.
Como anda a Saveiro Robust?
A plataforma continua a mesma do último Gol (de 2008). Por isso a Saveiro é o último carro equipado com o motor 1.6 16V aspirado de 116 cv e 16,1 kgfm (o EA211, que chegou recalibrado para atender a fase L7 do Proconve) combinado unicamente com câmbio manual de cinco marchas.
O casamento motor e câmbio é harmonioso graças ao engates curtos e precisos da transmissão e as cinco marchas mostram-se suficientes para a rodagem urbana, porém na estrada uma sexta marcha seria bem-vinda e evitaria que o motor tivesse que trabalhar em um giro mais alto (cerca de 3.500 rpm) – com o ruído invadindo a cabine.
Nós levamos para pista a Robust e foi ligeiramente mais rápida que a Saveiro Extreme, cravando o 0 a 100 km/h em 12,4 segundos enquanto a Extreme cravou em 12,7 segundos. Ambas foram mais rápidas que a Fiat Strada Volcano 1.3 firefly que é um pouco menos potente e fraca (107 cv e 13,6 kgfm), cravando 13,1 segundos no 0 a 100 km/h.
Na retomada de 40 a 80 km/h e de 80 a 120 – os números das duas versões são próximos, mas na retomada de 60 a 100 km/h (muito utilizada em rodovias e com a picape carregada) a Robust tem vantagem de quase 1,5 segundo levando 12,9 segundos para cumprir essa prova.
No consumo a versão mais simples também leva vantagem alcançando 12,7 km/l na cidade enquanto na estrada chega a 15,5 km/l – contra médias de 12 km/l e 15,6 km/l, da Saveiro Extreme, respectivamente. Porém continua mais gastona que a Strada manual com as médias de 12,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
Preços da Volkswagen Saveiro 2024:
A Saveiro Robust não ultrapassa a casa dos R$ 100.000 saindo por R$ 98.670 – exatos R$ 4.820 mais barata que a Strada Endurance – que é indiscutivelmente mais moderna e equipada.
É bom lembrar que existe mais uma versão com cabine simples na linha Saveiro. A Trendline acrescenta para-choque, retrovisores e maçanetas da cor do veículo, retrovisores elétricos e computador de bordo. E ainda permite acesso a dois pacotes opcionais que podem equipar a picape com central multimídia, câmera de ré e até rodas de liga leve – mas custa R$ 102.490.
Por mais que tenha projeto mais antiquado, essa última atualização da Saveiro teve efeito nas vendas: já é a segunda picape mais vendida no acumulado de 2024 ultrapassando a Fiat Toro. Mas o mercado ainda prefere a Strada, que fechou 2023 com mais de 120.000 unidades vendidas.
Dá pra entender essa evolução nas vendas. Apesar do estilo ultrapassado e da plataforma antiga a Saveiro ainda tem vantagens significativas e aos olhos de quem quer a picape mais simples possível apenas para trabalho a Robust pode ser uma boa opção. Porém, a realidade é que qualquer alteração no preço da Strada mais barata pode atrapalhar as suas vendas consideravelmente.
Ficha Técnica – VW Saveiro Robust 2024
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, 1.598 cm³, 106/116 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol), 15,4/16,1 kgfm a 4.000 rpm (g/e);
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira;
Direção: hidráulica, 12,3 m (diâmetro de giro);
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.);
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.);
Pneus: 205/60 R15;
Peso: 1.135 kg;
Dimensões: comprimento 449,3 cm; largura 172,1 cm; altura 156 cm; entre-eixos 275,2 cm; caçamba, 580 litros; capacidade de carga 638 kg. Texto de Isadora Carvalho / Quatro Rodas.
Nota do blog: Data 2024 / Crédito para Fernando Pires.

Trecho da Via Anchieta Entre São Paulo a Santos, Estado de São Paulo, Brasil




Trecho da Via Anchieta Entre São Paulo a Santos, Estado de São Paulo, Brasil
Estado de São Paulo - SP
Foto Postal Colombo N. 87
Fotografia - Cartão Postal

Nota do blog: Existe outro cartão da Foto Postal Colombo com essa mesma imagem, publicado com o número 125 (veja no blog).

Avenida Ipiranga, São Paulo, Brasil


 


Avenida Ipiranga, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. 118
Fotografia - Cartão Postal

A imagem nos mostra, à direita, um outdoor de propaganda política da época: em 1950 Getúlio Vargas disputou eleição e foi eleito presidente do Brasil pela coligação PTB-PSP, denominada Frente Populista. E Lucas Nogueira Garcez foi eleito governador de São Paulo pela mesma coligação. A propaganda é, possivelmente, de antes do pleito, realizado em 03/10/1950.
Também é possível observar, na parte superior da imagem, um esquadrão de aeronaves estadunidenses, possivelmente Douglas C-47, voando em formação, possivelmente no contexto do fim da Segunda Guerra Mundial (vide foto da aeronave em questão abaixo).
Embora a imagem não esteja datada, existe uma marcação de época, a lápis, que a situa em 1950 (além da propaganda política corroborar a datação).