terça-feira, 16 de abril de 2024

Imóvel na Avenida Presidente Vargas, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 




Imóvel na Avenida Presidente Vargas, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Quem lembra desse imóvel? 
Está meio diferente mas quem conheceu o original, vai recordar!
O prédio chegou a sofrer interdição da Prefeitura por questões urbanísticas e ficou fechado por um tempo, já foi balada, boate, choperia, locadora de vídeo, entre outros tipos de comércios. 
Atualmente abriga uma loja de tintas e se encontra em excelente condição, embora esteja bem descaracterizado pelas reformas que sofreu durante os anos (em imagem de 2011 do Google já estava assim, época em que abrigava um estabelecimento que comercializava acessórios para churrasco).
Hoje, quem passa pelo local e não conheceu a construção original, dificilmente imagina que aquele imóvel já foi famoso na cidade. 
Não consegui encontrar imagem do prédio antigo para mostrar, mas segue abaixo print de uma gravação de vídeo de 1992, que mostra como era o imóvel na época que a construção foi interditada.
Nota do blog 1: Já foi a boate Cathedrale, choperia Prost, locadora de vídeo Blockbuster, etc.
Nota do blog 2: Localizado na avenida Presidente Vargas, 2144 / Imagens 1 e 2, ano 2024 / Imagem 3, print de vídeo de Armando Tadeu Rodrigues, ano 1992.






segunda-feira, 15 de abril de 2024

Avenida São João, 1953, São Paulo, Brasil


 

Avenida São João, 1953, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Vista da avenida ainda com duas mãos de direção. Quadra entre avenida Ipiranga atrás do fotógrafo e rua Dom José de Barros. É possível vermos os cines Broadway (à esquerda) e Ritz (à direita).

Avenida São João, 1979, São Paulo, Brasil


 

Avenida São João, 1979, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Avenida São João, altura do Largo do Paissandu em 1979. Nesta época havia uma faixa no sentido contrário para os ônibus chegarem ao Vale do Anhangabaú e Praça do Correio.
Nota do blog: Autoria da imagem não obtida.

Antiga Porta de Cofre da Casa da Moeda do Brasil, 2007, Rio de Janeiro, Brasil


 


Antiga Porta de Cofre da Casa da Moeda do Brasil, 2007, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia

Nota do blog: Atual sede do Arquivo Nacional / Crédito da imagem para Flávio Lopes.


Banhistas na Praia de Ramos, 1972, Rio de Janeiro, Brasil


 

Banhistas na Praia de Ramos, 1972, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia

Memorial Árabe, Praça Gibran Khalil Gibran, Curitiba, Paraná, Brasil
























Memorial Árabe, Praça Gibran Khalil Gibran, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia

Nota do blog: Imagens de 2024.
 

Propaganda "And 22 More Deluxe Intercity Twin Coaches Are Ordered for Brazil!", Década de 50, Twin Coach Company, Estados Unidos


 

Propaganda "And 22 More Deluxe Intercity Twin Coaches Are Ordered for Brazil!", Década de 50, Twin Coach Company, Estados Unidos
Propaganda

Nota do blog: Propaganda da empresa estadunidense Twin Coach sobre compra de ônibus feita pela Viação Cometa durante os anos 50.

Propaganda "Viaje no Tapete Mágico do Cometa", Década de 50, Viação Cometa, Brasil


 

Propaganda "Viaje no Tapete Mágico do Cometa", Década de 50, Viação Cometa, Brasil
Propaganda


Em 1952, com a recém inaugurada Rodovia Presidente Dutra, a Viação Cometa destacou, nesta peça publicitária, os seus novos ônibus norte-americanos da marca Twin Coach, na principal ligação rodoviária brasileira – São Paulo/Rio de Janeiro.
A operadora ressaltava as qualidades do veículo, bem diferentes do que era produzido por aqui naquela época, como a suspensão com tubos emborrachados (torsilastic), as poltronas reclináveis, os vidros ray-ban e a comodidade da viagem, feita por estrada nova e com profissionais do volante gabaritados, proporcionando segurança e conforto. Além disso, o modelo contava com motor horizontal Fageol, localizado no entre eixos, de 180 cv de potência, movido a gasolina.
Lembrando que a transportadora paulista teve em sua frota duas versões desse modelo rodoviário, diferenciadas pelos desenhos das janelas, acabamento interno de luxo e a motorização a diesel. 
Segundo estimativas, mais de 80 unidades desse veículo foram importadas pela operadora paulista.
No decorrer da década de 1950, o governo brasileiro deu início aos seus planos de implantar uma substancial rede de rodovias e estradas, para integrar todas as regiões do País, com vistas para o desenvolvimento econômico, social e cultural. Desse modo, importantes eixos rodoviários foram projetados e construídos, além da ligação entre as capitais paulista e fluminense, como a ligação São Paulo à Belo Horizonte (Fernão Dias) e também à Curitiba (Régis Bittencourt), Rio de Janeiro à Belo Horizonte (então BR 3) e a Rio-Bahia.
Questiona-se, até hoje em nosso Brasil, a opção pelo rodoviarismo, deixando de lado o sistema sobre trilhos para a movimentação de pessoas e cargas, fato que poderia nos dar melhores condições de mobilidade e eficiência na logística. Contudo, no ano de 1957, o então diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), Regis Bittencourt, ressaltou que ampliar e aprimorar a rede rodoviária do País era um determinismo geoeconômico que não se poderia fugir, proporcionando uma significativa transformação econômica ao estado brasileiro. Texto Revista Autobus.

domingo, 14 de abril de 2024

Chegada de Ônibus Importados Pela Viação Cometa, Década de 50, Porto de Santos, São Paulo, Brasil


 

Chegada de Ônibus Importados Pela Viação Cometa, Década de 50, Porto de Santos, São Paulo, Brasil
Santos - SP
Fotografia

A imagem do post foi divulgada anos atrás pela Viação Cometa como sendo de um dos 30 ônibus Twin Coach importados pela empresa em 1948, sendo desembarcado no Porto de Santos.
Mas será que essa informação está correta?
Segundo Roberto Zulkiewicz, pesquisador do tema, a informação da empresa está errada.
Segundo ele, "esse ônibus é um Twin Flxible 1953, fruto da união da Fageol (Twin Coach) com a Flxible. Reparem nas janelas estilo Flxible. Somente a Viação Cometa recebeu esse veículo (rodoviário), pois o fruto dessa união gerou na verdade os Flxibles urbanos. Não existe nenhum exemplar preservado, seja aqui no Brasil ou nos EUA. A exemplo dos Morubixabas, a Viação Cometa "picou" todos sem excessão. Os que foram vendidos para a Viação Breda eram Twin Coach da Fageol, do ano de 1948."
Embora eu não seja um expert no tema, apenas entusiasta, observei os dois modelos em fotos da internet (inclusive dos Twin Coach importados em 1948) e concordo com ele.
Nota do blog: Data (1953 em diante) / Autoria não obtida.


Vista da Oficina da Viação Cometa, Década de 1950, São Paulo, Brasil



Vista da Oficina da Viação Cometa, Década de 1950, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Nota do blog: Na imagem vemos alguns ônibus Twin Coach em reparo. Esses ônibus faziam parte de uma encomenda da empresa que chegou por aqui no Porto de Santos em 1948 (30 unidades). Utilizavam um motor Fageol de 180 HP.