Maternidade (Maternidade) - Aurélio D'Alincourt
Coleção privada
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sábado, 26 de outubro de 2024
Buenos Aires English High School / O Precursor do Futebol Argentino - Artigo
Buenos Aires English High School / O Precursor do Futebol Argentino - Artigo
Artigo
El escocés Alexander Watson Hutton llegó a la Argentina en 1882 y empezó a trabajar como director del Saint Andrew's Scots School.
Como en Reino Unido el fútbol se enseñaba en escuelas y universidades, una de las primeras medidas que tomó fue solicitar la inclusión de la práctica de deportes dentro de la currícula del colegio pero recibió reiteradas negativas.
Cansado de esta situación, el 1° de febrero de 1884 fundó el Buenos Aires English High School (BAEHS) e instaló el "modelo Hutton" de enseñanza deportiva en el sistema educativo.
Esa medida decantó en la aparición de los primeros clubes de la Argentina que, a su vez, empezaron a organizar distintos torneos.
En 1893, con el imparable crecimiento del fútbol, se creó "The Argentine Association Football League", lo que hoy conocemos como Asociación del Fútbol Argentino (AFA), con el protagonista como su primer presidente.
En 1898, AWH bajó el pedido de que cada uno de los colegios organizara un Club Atlético con alumnos y ex alumnos.
Así nació del BAEHS el English High School Athletic Club, que luego cambió de nombre para darle lugar el glorioso Alumni.
Ese equipo cosechó 22 títulos (10 de Liga, 8 Copas Nacionales y 4 Internacionales) sigue apareciendo en el top ten de los equipos argentinos más ganadores. Texto do Diario Olé.
Nota do blog: Datas das imagens não obtidas / Crédito para Diario Olé.
Propaganda "La Serenísima, la Verdad Láctea", La Serenísima, Mastellone Hnos, Argentina
Propaganda "La Serenísima, la Verdad Láctea", La Serenísima, Mastellone Hnos, Argentina
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Nota do blog: Destaque do logo de um caminhão de entregas da empresa.
Pé de Café, Praça XV de Novembro, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Pé de Café, Praça XV de Novembro, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Nota do blog: Data circa década de 70 / Autoria não obtida.
Rua XV de Novembro, Curitiba, Paraná, Brasil
Rua XV de Novembro, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
Nota do blog: Data e autoria não obtidas.
Sobrados Antigos, Rua Assunção, Brás, São Paulo, Brasil
Sobrados Antigos, Rua Assunção, Brás, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Localizados na rua Assunção, números 390 e 392, Brás.
Nota do blog: Data 2022 / Crédito para São Paulo Antiga.
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Igreja de São Miguel Arcanjo, Mallet, Paraná, Brasil
Igreja de São Miguel Arcanjo, Mallet, Paraná, Brasil
Mallet - PR
Fotografia
Texto 1:
Situada na Serra do Tigre, a Igreja do Arcanjo Miguel teve sua construção iniciada no ano de 1897 e concluída em 1901, por iniciativa e sob a direção do padre de origem ucraniana Nikon Rodolzkie. Centro da vida religiosa da colônia fundada por imigrantes da Ucrânia, ali chegados em fins do século passado, o templo, que reflete a origem étnica de seus idealizadores e construtores, tem sido mantido em boas condições de conservação graças ao desvelo da população local.
Ele tem suas raízes na tradição arquitetônica religiosa da Europa Ocidental: utilizando como técnica construtiva troncos de pinheiro superpostos e encaixados para soerguimento das paredes. Internamente o agenciamento do espaço obedece ao esquema da planta cruciforme, com cúpula sobre o transepto. A cúpula, de secção octogonal, é recoberta por telhas de “tabuinhas”, possuindo, em seu topo, lanternim coberto por zimbório bulboso feito com folhas de zinco. Provavelmente o zimbório, inicialmente, teria sido, também, em “tabuinhas”, como ainda se vê em inúmeras igrejas preservadas em aldeias da Rússia europeia. As alterações mais evidentes consistem no acréscimo de uma sacristia lateral e na execução de um paramento vertical, com a finalidade de ocultar e proteger as paredes de tronco.
A Igreja do Arcanjo Miguel constitui-se em um dos raros exemplares de edificação religiosa a adotar a técnica construtiva de paredes de troncos, sistema utilizado somente pela primeira geração de imigrantes ucranianos e poloneses, pois os demais exemplos são, em sua maioria, moradias. Trecho de texto da Secretaria da Cultura do Paraná / Coordenação do Patrimônio Cultural.
Texto 2:
Na década de 1890, uma grande leva de imigrantes ucranianos chegou ao Brasil, fugindo da opressão da Rússia e do império austro-húngaro, que dominavam uma Ucrânia dividida. Parte deles seguiu em direção aos municípios de Curitiba, Mallet e Prudentópolis, no Paraná, e lá, instalou-se em colônias.
Construída há mais de um século, a Igreja de São Miguel Arcanjo é o primeiro templo da imigração ucraniana no Brasil, e foi erguida pela própria comunidade imigrante, utilizando madeira de araucária, árvore típica do Paraná, e empregando técnica de construção por encaixes proveniente da Ucrânia.
Representante da diversidade cultural do Brasil, a igreja, conhecida também como Igreja de Mallet, foi reinaugurada em 2011, após quase dois anos fechada para restauro, com festa típica e missa em rito católico-bizantino, celebrada de costas para os fiéis. Trecho de texto do BNDES.Nota do blog: Data e autoria da imagem não obtida.
Na década de 1890, uma grande leva de imigrantes ucranianos chegou ao Brasil, fugindo da opressão da Rússia e do império austro-húngaro, que dominavam uma Ucrânia dividida. Parte deles seguiu em direção aos municípios de Curitiba, Mallet e Prudentópolis, no Paraná, e lá, instalou-se em colônias.
Construída há mais de um século, a Igreja de São Miguel Arcanjo é o primeiro templo da imigração ucraniana no Brasil, e foi erguida pela própria comunidade imigrante, utilizando madeira de araucária, árvore típica do Paraná, e empregando técnica de construção por encaixes proveniente da Ucrânia.
Representante da diversidade cultural do Brasil, a igreja, conhecida também como Igreja de Mallet, foi reinaugurada em 2011, após quase dois anos fechada para restauro, com festa típica e missa em rito católico-bizantino, celebrada de costas para os fiéis. Trecho de texto do BNDES.Nota do blog: Data e autoria da imagem não obtida.
Escultura Raízes Afro-Brasileiras, Parque Tingui, Curitiba, Paraná, Brasil
Escultura Raízes Afro-Brasileiras, Parque Tingui, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
Um dos mais belos e simbólicos parques de Curitiba, o Parque Tingui consegue expressar toda a identidade curitibana em seus mais de 400 mil metros quadrados de extensão. A começar pelo verde que percorre as margens do rio Barigui, dividindo os bairros Santa Felicidade, São João, Vista Alegre e Pilarzinho, realçando o tradicional perfil ecológico da capital.
A natureza se entrelaça com os diversos monumentos espalhados pelo local: a escultura de Tindiquera, o cacique do grupo indígena que dá nome ao parque e que remete às origens curitibanas; o Memorial Ucraniano, inaugurado em 1995, um ano após a criação do parque, e que é mais um dos espaços da capital que destacam a cultura de seus imigrantes; e a Praça Brasil 500 Anos, uma referência da chegada dos portugueses ao país.
Em 2022, o espaço ganhou um novo item artístico-cultural com elevada representatividade. À beira do lago do parque, instalado num local estratégico no caminho da Linha Turismo, surge um majestoso totem vermelho. Feita de aço dobrado e formado por linhas diagonais, a peça “Raízes afro-brasileiras” traz consigo toda a influência africana na formação da nação da qual fazemos parte, dando ainda mais cor ao Parque Tingui.
Simbolismo:
A imponente escultura é de autoria do artista plástico Emanoel Araújo. Com grande cartaz no cenário cultural brasileiro, Araújo se aventurou nas mais diversas manifestações artísticas, gravando um estilo marcante, caracterizado por dobras, sobreposições, relevos e cortes.
Em novembro de 2021, Araújo, que doou a peça em conjunto com a galeria de arte Simões de Assis e a empresa de engenharia metálica Brafer, esteve em Curitiba com a escultura em escala menor, e ajudou na escolha do local de sua instalação. Meses depois, ficou acertado que a inauguração ocorreria em novembro de 2022, por ser o mês da Consciência Negra. Além da simbologia racial, a entrega da obra para a capital também teve como pretexto a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.
Durante o ano passado, o artista chegou a vir a Curitiba para dobrar o aço que compõe sua arte. Porém, Araújo não teve a oportunidade de concluir o projeto. Aos 81 anos, o artista faleceu em sua casa, em São Paulo, vítima de um infarto, no dia 7 de setembro.
Sobre o artista:
Emanoel Araújo nasceu em 1940, na cidade de Santo Amaro, a 79 quilômetros de Salvador. No início dos anos 60, o ainda jovem artista se muda para Salvador, onde estuda na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Da década de 1970 em diante, o trabalho de Araújo ganha relevância internacional, com exposições nos Estados Unidos, Japão, Portugal, Itália, Suíça, México, entre outros. Por dez anos, entre 1992 e 2002, atuou como diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
No ano de 2004, foi responsável pela criação do Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, um espaço com o intuito de valorizar a produção cultural brasileira e, claro, destacar as influências afro-brasileiras em nossa cultura. Desde o ano de 2009, o museu passou a fazer parte do patrimônio público do Estado de São Paulo. Texto de Yuri Casari / Pinó.
Nota do blog: Imagens de 2023 / Crédito para Jaf.
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