segunda-feira, 24 de junho de 2019

Quarenta Paisagens Inéditas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina por J. B. Debret, Apresentação de J. F. de Almeida Prado e Notas de Newton Carneiro


Quarenta paisagens inéditas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina por J. B. Debret, apresentação de J. F. de Almeida Prado e notas de Newton Carneiro.
Local/Data: São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1970, 148 páginas, 40 pranchas.
Reprodução de aquarelas originais que pertencem aos Condes de Bonneval. É a quinta coleção de desenhos de Debret, sendo a continuação das imagens dos três volumes da Viagem pitoresca ao Brasil e da obra publicada por Castro Maya.
Esta coleção de 40 desenhos foi conservada em pasta pelo próprio Debret. Destaque para as ilustrações sobre a região sul do Brasil, principalmente São Paulo e Paraná, a partir da viagem de 1827, seguindo o trajeto já utilizado por Saint-Hilaire. As ilustrações, em tiragem especial de 1.000 cópias, estão guardadas em pasta, algumas não têm um título original em francês. A tradução dos títulos é a utilizada por Newton Carneiro, com algumas mudanças.


Grande cachoeira du Sumidor dans la foret de Picinguaba.
Grande cachoeira do Sumidouro na floresta de Picinguaba - próximo a Ubatuba.



Índios voltando da caça, perto de Ponta Grossa.


Carros, Coritiba.
Fazenda dos Carlos, Nossa Senhora das Neves ou Tamanduá, em Curitiba.


La Ponta Grossa.
Vista de Ponta Grossa, Paraná.
Esta é a mesma imagem que aparece litografada no álbum de Debret, em posição invertida pelo litógrafo, e identificada como "Aldeia de índios civilizados".


Limite de la Province de St. Paul et de la Coritiba.
Limite da província de São Paulo com Curitiba.


Itapevas de Faxina - Serra.
Povoado de Itapeva, perto da divisa entre São Paulo e Paraná.
Os índios civilizados mostrados aqui, voltando para casa, são os mesmos que aparecem na litografia feita para o álbum, com o título de "selvagens civilizados, soldados índios da província de Curitiba, trazendo selvagens prisioneiros".


Vue de la cote de Paraty au Sud de l'ile Grande.
Vista da costa de Parati ao sul da Ilha Grande.


Sapitiva.
Sepetiba.


Entrée de Guaratuba vue du N. à 7 lieues.
Entrada da Baía de Guaratuba, vista do norte, a sete léguas.


Chute du Sorocaba à Voturuÿba hyba.
Queda do Rio Sorocaba, perto de Votorantim.


Province de St. Paul.
Província de São Paulo.
Na época de Debret, São Paulo incluía também a ainda inexistente província do Paraná, onde esta cena se desenrolava. A imagem mostra a coivara, antigo hábito indígena de queimar parte das matas, preparando o solo para futuras plantações.


La fabrique de fer de St. Jean d'Itapanema, à 3 lieues de Sorocaba.
A Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, a três léguas de Sorocaba.


Vue generale de la ville de St. Paul.
Vista geral da cidade de São Paulo.


St. Pedro.
Igreja de São Pedro.
A imagem mostra a Praça da Sé em São Paulo, tendo ao fundo a Igreja de São Pedro e ao lado direito, em primeiro plano, a Igreja da Sé.


Palais du gouvernment à St. Paul.
Palácio do governo em São Paulo.


Entrée de St. Paul, du coté du chemin de Rio Janeiro. Couvent des Carmes.
Entrada de São Paulo pelo caminho do Rio de Janeiro. Convento dos Carmelitas.


Pont de St Iphigenie, St. Paul, ajouter deux Bénédictins.
Ponte do Lorena - chamado por Debret de Santa Ifigênia - em São Paulo, acrescentar dois beneditinos.
A nota sobre os beneditinos, colocada por Debret, pode significar a intenção de dar colorido particular à cena, que se passa perto do Mosteiro de São Bento. As pessoas retratadas, por sua vez, remetem à imagem da litografia "Os refrescos após o jantar no Largo do Palácio do Rio de Janeiro", presente no álbum.


Chute du Tieté prés l'Itu. Le soucoury.
Queda do Tietê perto de Itu. A cobra sucuri.


Porto Feliz, vista da margem ocidental do Tietê.


Itapeva.


St. Carlos, pris du chemin de la Coritiba.
São Carlos, hoje Campinas, vista do caminho para Curitiba.


Port de l'ile das Covas.
Porto da Ilha das Cobras
.

Sorocaba.


Coritiba.
Curitiba.
Esta é a primeira vista de que se tem notícia da cidade de Curitiba, com a Serra do Mar ao fundo. No primeiro plano, um escravo prepara pedras para a construção da Igreja do Rosário dos Pretos. A imagem mostra ainda, à esquerda, a fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, sendo este o único documento existente sobre o primitivo aspecto da mais antiga igreja da cidade.


La Lappa.
Cidade de Lapa, antiga Santo Antonio do Registro ou Vila Nova do Príncipe, com tropas de burros descansando no primeiro plano.


Iapó.
Cidade de Castro, antiga Sant'Ana do Iapó ou Vila Nova de Castro.


Port de Javuaiaiva.
Porto de Jaguariaíva.


Paranagoa.
Paranaguá.


St. Francisco.
São Francisco do Sul, Santa Catarina.


Entrée de Paranagoa v. du S. 3 lieues.
Entrada de Paranaguá, vista do sul, a três léguas.


Guaratuba.
Guaratuba, Paraná, antiga Vila Nova de São Luís ou São Luís de Guaratuba.


Ytupacoroyo.
Antiga Armação de Itapocoroí e Freguesia de Nossa Senhora da Penha de Itapocoroí, atual cidade de Penha, Santa Catarina.


Ubatuba.


ViIle de St. Sebastien dans l'ile.
Ilhabela, antiga Vila Bela, na Ilha de São Sebastião.


Rocher sur la plage du fort de Paraty.
Rochedo na praia do forte de Parati.
Newton Carneiro indica como título "Rochedo na Praia do Porto de Parati".


Paraty, eloigné l'une lieue 1/2 du plan du devant.
Parati, vista de frente a uma légua e meia de distância.


Vue de l'iIe Grande.
Vista da Ilha Grande.


Jaguarhÿ Catu Coritiba.
Rio Jaguaricatu.
Este desenho da passagem do Rio Jaguaricatu, afluente do Rio Tibagi, no caminho para São Paulo, é quase igual à imagem que aparece em litografia, identificada como "Passagem de um rio vadeável".


Freguezia dos Bouracos.
Cidade de Palmeira, no Paraná, antiga Rincão dos Buracos ou Fazenda das Palmeiras.


Funil de Longavaÿ.
Local sem identificação.

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