Local/Data: São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1970, 148 páginas, 40 pranchas.
Reprodução de aquarelas originais que pertencem aos Condes de Bonneval. É a quinta coleção de desenhos de Debret, sendo a continuação das imagens dos três volumes da Viagem pitoresca ao Brasil e da obra publicada por Castro Maya.
Esta coleção de 40 desenhos foi conservada em pasta pelo próprio Debret. Destaque para as ilustrações sobre a região sul do Brasil, principalmente São Paulo e Paraná, a partir da viagem de 1827, seguindo o trajeto já utilizado por Saint-Hilaire. As ilustrações, em tiragem especial de 1.000 cópias, estão guardadas em pasta, algumas não têm um título original em francês. A tradução dos títulos é a utilizada por Newton Carneiro, com algumas mudanças.
Grande cachoeira do Sumidouro na floresta de Picinguaba - próximo a Ubatuba.
Fazenda dos Carlos, Nossa Senhora das Neves ou Tamanduá, em Curitiba.
Vista de Ponta Grossa, Paraná.
Esta é a mesma imagem que aparece litografada no álbum de Debret, em posição invertida pelo litógrafo, e identificada como "Aldeia de índios civilizados".
Povoado de Itapeva, perto da divisa entre São Paulo e Paraná.
Os índios civilizados mostrados aqui, voltando para casa, são os mesmos que aparecem na litografia feita para o álbum, com o título de "selvagens civilizados, soldados índios da província de Curitiba, trazendo selvagens prisioneiros".
Entrada da Baía de Guaratuba, vista do norte, a sete léguas.
Província de São Paulo.
Na época de Debret, São Paulo incluía também a ainda inexistente província do Paraná, onde esta cena se desenrolava. A imagem mostra a coivara, antigo hábito indígena de queimar parte das matas, preparando o solo para futuras plantações.
A Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, a três léguas de Sorocaba.
Igreja de São Pedro.
A imagem mostra a Praça da Sé em São Paulo, tendo ao fundo a Igreja de São Pedro e ao lado direito, em primeiro plano, a Igreja da Sé.
Entrada de São Paulo pelo caminho do Rio de Janeiro. Convento dos Carmelitas.
Ponte do Lorena - chamado por Debret de Santa Ifigênia - em São Paulo, acrescentar dois beneditinos.
A nota sobre os beneditinos, colocada por Debret, pode significar a intenção de dar colorido particular à cena, que se passa perto do Mosteiro de São Bento. As pessoas retratadas, por sua vez, remetem à imagem da litografia "Os refrescos após o jantar no Largo do Palácio do Rio de Janeiro", presente no álbum.
São Carlos, hoje Campinas, vista do caminho para Curitiba.
Curitiba.
Esta é a primeira vista de que se tem notícia da cidade de Curitiba, com a Serra do Mar ao fundo. No primeiro plano, um escravo prepara pedras para a construção da Igreja do Rosário dos Pretos. A imagem mostra ainda, à esquerda, a fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, sendo este o único documento existente sobre o primitivo aspecto da mais antiga igreja da cidade.
Cidade de Lapa, antiga Santo Antonio do Registro ou Vila Nova do Príncipe, com tropas de burros descansando no primeiro plano.
Antiga Armação de Itapocoroí e Freguesia de Nossa Senhora da Penha de Itapocoroí, atual cidade de Penha, Santa Catarina.
Rochedo na praia do forte de Parati.
Newton Carneiro indica como título "Rochedo na Praia do Porto de Parati".
Parati, vista de frente a uma légua e meia de distância.
Rio Jaguaricatu.
Este desenho da passagem do Rio Jaguaricatu, afluente do Rio Tibagi, no caminho para São Paulo, é quase igual à imagem que aparece em litografia, identificada como "Passagem de um rio vadeável".
Cidade de Palmeira, no Paraná, antiga Rincão dos Buracos ou Fazenda das Palmeiras.









































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