segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Álbum "Lembranças de São Paulo", Década de 50, São Paulo, Brasil




Álbum "Lembranças de São Paulo", Década de 50, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia - Cartão Postal

Álbum “Lembranças de São Paulo”, da década de 1950, com ilustrações em formato cartão postal, baseadas em fotos antigas de Militão Augusto de Azevedo e de outros fotógrafos.
Possivelmente, os cartões postais façam parte de uma série lançada em comemoração ao IV Centenário da Cidade, em 1954, coisa que muito editores fizeram a época. Essa série foi lançada pela editora EPAG.





Praça da Sé em 1862, porém a igreja é a de São Pedro dos Clérigos e a pequena rua a esquerda era a então Rua da Fundição, atual Floriano Peixoto.


A Praça da Sé em 1954. Nessa imagem, as torres já aparecem finalizadas, mas isso só ocorreria em 1967. Do lado esquerdo, o Palacete Santa Helena e no final da rua a direita, a Igreja de São Gonçalo.


A legenda mostra avenida, mas na época era a Ladeira de São João, 1887. Do lado esquerdo aparece o Hotel Itália-Brasil, local onde será erguido o Edifício Martinelli.


A Avenida São João em 1954. Nesse desenho aparece o Edifício Martinelli do lado esquerdo, o Edifício do Banco do Brasil em construção do direito e mais abaixo o Palácio do Correio.


O Vale do Anhangabaú e o recém-inaugurado Viaduto do Chá, em 1897.


O Vale do Anhangabaú. Apesar de mostrar 1954, a imagem é anterior, pois mostra o terreno onde funcionou o Palacete do Automóvel Clube ainda vazio. O Edifício Conde de Prates foi erguido nesse local, e inaugurado em 1955. Vemos ainda, do lado esquerdo, o Edifício Alexander Mackenzie e o Edifício CBI-Esplanada. Do direito, o Matarazzo, o Sampaio Moreira, o Palacete Prates da Prefeitura, o Clube Comercial, o Palacete Guanabara e o Viaduto Santa Ifigênia. Os mais altos são o Martinelli, o Banco do Brasil e o Altino Arantes.


A Avenida Rangel Pestana em 1919.


Nessa imagem colocaram a vista dos prédios do centro, vistos da avenida Rangel Pestana. Essa é a visão que se tem já das proximidades do Parque Dom Pedro II.


O então Largo dos Curros, Praça da República somente após 1889.


A Praça da República em 1954. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário