sábado, 18 de janeiro de 2020

Retificação do Rio Grande ou Jurubatuba, Um dos Formadores do Rio Pinheiros, São Paulo, Brasil


Retificação do Rio Grande ou Jurubatuba, Um dos Formadores do Rio Pinheiros, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


O Rio Jurubatuba (ou Rio Grande, como é conhecido próximo às suas nascentes) é um importante rio da região metropolitana de São Paulo. Suas águas formam o rio Pinheiros após o encontro com o rio Guarapiranga, na região sul de São Paulo.
Deste modo, os rios Grande, Jurubatuba e Pinheiros formam um único curso d'água, com nascentes situadas na Serra do Mar e com a foz no rio Tietê. A construção do barramento que deu origem à represa Billings, na década de 1920, criou uma ruptura em seu curso natural, que descaracterizou a noção de continuidade desses corpos hídricos.
Em suas nascentes, próximo à divisa entre os municípios de Santo André e Santos, recebe o nome de Rio Grande. Na sequência, passa por Rio Grande da Serra e por São Bernardo do Campo, formando o braço principal da Represa Billings. Adentra a região sul de São Paulo, e após a Billings é nomeado por Rio Jurubatuba, até o encontro com Rio Guarapiranga. Deste ponto em diante é nomeado como Rio Pinheiros, até sua foz no Rio Tietê.
Em alguns momentos, o fluxo do Rio Pinheiros é revertido, para evitar enchentes na capital paulista ou para abastecer a represa Billings.
Alguns de seus afluentes são o Rio Pequeno, o Rio das Pedras e o Ribeirão Pires, que dá nome à cidade homônima, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário