quarta-feira, 25 de março de 2020

Avenida Severino Meirelles, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil



Avenida Severino Meirelles, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Foto Persin
Fotografia - Cartão Postal


Vista da Avenida Severino Meirelles, anos 30.
No passado, nem tão distante assim, nossa cidade vivia um clima de paz e segurança. As atividades comerciais se limitavam praticamente aos armazéns, ou seja, as vendas tradicionais. Pouquíssimas agências bancárias, algumas farmácias, lojas de tecidos, ferragens e os prestadoras de serviços, como sapateiros, alfaiates, funileiros, seleiros. Todas essas firmas tradicionais já desapareceram.
Se nossas “nonas” que viveram no período da foto acima entrassem hoje num supermercado, com certeza não reconheceriam a maioria dos produtos expostos. Naquela época, quase tudo era caseiro.
De qualquer forma, o que não se discute era o comportamento social, o respeito às coisas alheias. Observemos na foto, do lado esquerdo, os postes de telefonia, da direita os de energia elétrica. A uniformidade das árvores, as calçadas e a rua, literalmente limpas.
O prédio da esquerda era o escritório da Companhia Prada de Eletricidade. Ao lado a Selaria Bevilácqua.
O palacete a direita foi construído pela família Tarabella, umas das primeiras famílias italianas que aqui chegaram durante a grande massa imigratória a partir de 1888. Um pouco abaixo do palacete, onde hoje é o Delta Clube, existia o casarão da família Tinkson (eram ingleses).
Um pouco acima do palacete, vê-se uma casa que por volta de 1950 funcionava a sorveteria do Florindo Viviani e, ao lado (não aparece na foto), era o consultório dentário dos irmãos Mauro e Mario de Abreu (sem parentesco com Zequinha de Abreu). Texto de Argemiro Octaviano, adaptado por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário