Encouraçado Minas Gerais, Marinha Brasileira, Brasil
Marinha - Brasil
Casa Marítima
Fotografia - Cartão Postal
O Minas Geraes foi um navio couraçado brasileiro
operado pela Marinha do Brasil e nomeado em homenagem
ao estado de Minas Gerais.
Construído pelos estaleiros da Armstrong Whitworth em Newcastle upon Tyne, suas obras se iniciaram em
abril de 1907 e ele foi lançado em setembro do ano seguinte, sendo comissionado
em abril de 1910 e fazendo do Brasil o
terceiro país no mundo a ter um couraçado em sua marinha, também iniciando
uma corrida armamentista naval na América
do Sul.
No início do século XX a
Marinha do Brasil deu início ao um programa de modernização tecnológica e de
aquisição de embarcações, visando recomplementar e reaparelhar a esquadra. Esta
encontrava-se obsoleta desde o fim do Império (1889), entre outros
fatores:
pela rápida evolução dos meios devido à corrida armamentista
entre as nações industrializadas nomeadamente no último quartel do século XIX e
na primeira década do século XX;
pela falta da aquisição de novos meios por parte do governo
republicano brasileiro, recém-implantado;
em função dos prejuízos causados pelas duas Revoltas da
Armada.
De acordo com as orientações do ministro das Relações
Exteriores, José Maria da Silva Paranhos (Barão
do Rio Branco), e do ministro da Marinha, Júlio César de Noronha, o governo do
Presidente Rodrigues Alves encomendou em 1906, junto aos
estaleiros Sir W G Armstrong Whitworth & Co Ltd (Elswick, Newcastle upon Tyne, na Inglaterra),
três grandes navios encouraçados da "Classe Dreadnought" que, no
Brasil, recebeu o nome de "Classe Minas Geraes". Entretanto, por
pressões diplomáticas da Argentina, temerosa do poderio naval do Brasil, e por
dificuldades de financiamento da compra dos navios, a encomenda inicial de três
encouraçados foi reduzida para apenas dois, de 23.500 toneladas máximas
de deslocamento, batizados com os nomes de Minas Gerais e São Paulo.
Após o batimento de quilha (17 de abril de 1907), foi lançado ao mar
(10 de
setembro de 1908) e incorporado em 6 de abril de 1910.
No início de Novembro de 1910, os dois novos encouraçados e
o Cruzador Bahia (C-12), participaram da
chamada Revolta da Chibata.
Tanto o E Minas Gerais quanto o E São Paulo participaram
no bombardeio de Salvador (1912), no contexto da
chamada Política das Salvações.
Posteriormente, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918),
atuou na faina de patrulhamento das águas territoriais brasileiras.
Em 1910, por oficiais em serviço na Inglaterra, trouxe o
Movimento Escoteiro para o Brasil, sendo fundada a Associação Boy Scout do
Brasil, atual UEB.
Sofreu extensa intervenção de modernização entre 1935 e 1939, quando recebeu melhorias
em seus sistemas de armas e de propulsão, com a substituição de suas
antigas caldeiras a carvão por
motores a óleo, inclusive.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, fez parte do sistema
de defesa do porto de Salvador,
na Bahia.
Esteve em serviço ativo até 1952, sendo desincorporado em 20 de
setembro de 1953 e, posteriormente, desmanchado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário