Mercedes Benz G350 AMG Line, Alemanha - Jeremy Clarkson
Fotografia
O enorme
órgão Henry Willis do Royal Albert Hall, em Londres, tem 147 paradas e um
espantoso conjunto de 9.999 tubos.
É um colosso. Uma explosão de decibéis.
Imagine, então, todos os rostos decepcionados no teatro se alguém decidisse
trocá-lo por um simpático piano vertical.
Bom, foi isso que a Mercedes fez com o
G-wagen. Tirou o acelerador de partículas que ele tinha sob o capô e colocou
uma flautinha no lugar.
Foi um ato de coragem da Mercedes não
apenas manter o G-wagen em produção, mas também decidir, ao longo dos anos, que
ele deveria ser suavemente atualizado e equipado com todo tipo de novidade que
as versões anteriores não tinham – como direção.
O que eu quero dizer é: por que você
insistiria com um carro que simplesmente não tem lugar em um mundo cada vez
mais ecológico?
E por que, tendo feito essa opção,
decidiria que o único motor que iria oferecer seria um V8 biturbo com torque e
potência suficientes para mover placas tectônicas?
É difícil pensar em uma única coisa que
esteja mais fora de sintonia com o pensamento atual. Mas eu acho que sei por
que a Mercedes fez isso. Porque há clientes suficientes ao redor do mundo que
sempre vão querer um veículo off-road bem grande e bem chamativo.
Essas pessoas compravam Humvees e, antes
disso, Jeep Wranglers com águias pintadas no capô.
Eu acho que o Mercedes-AMG G 63 V8 biturbo
é um carro maravilhoso e hilariante, e disse isso quando o testei no ano
passado. Mas eu não acho que ele seria maravilhoso
ou hilariante se você removesse sua razão de existir – aquele motor colossal –
e o trocasse por uma unidade a diesel miserável.
Para que fazer isso? A única razão para se comprar um G-wagen é
sua exuberância, e você não consegue isso de um diesel. O que você está dizendo
sobre si mesmo? Que se importa com o planeta? Sério?
Então você comprou um tanque de 2,5 toneladas que funciona com
um combustível que mata velhinhas em suas camas? Você poderia tentar ganhar
corações e mentes do mesmo jeito promovendo um concurso mundial de
estrangulamento de tartarugas.
Não existe razão no mundo para a Mercedes ter equipado seu
leviatã com um motor a diesel. Mas ela fez isso. E fica pior, porque é o mesmo
motor seis-cilindros de 3 litros que você encontra nos modelos Classe E e
Classe S.
Exceto que, por razões não esclarecidas,
ele foi “destunado” no G-wagen, e por isso é ainda menos potente. Em teoria, é
claro, um motor “destunado” será mais econômico do que um que tenha sido levado
ao limite.
Dito isso, o G 350 a diesel só consegue
fazer 11 km/l, o que não é muito melhor do que o consumo do monstro AMG V8. Mas
eu deixei o maior problema para o final. Ele custa – melhor você se sentar –
mais de 96.000 libras.
Fiquei intrigado. Por isso decidi pedir um
emprestado, para ver se conseguia descobrir o que parecia estar faltando no
papel.
Talvez ele tivesse o tipo de raio de giro
que proprietários de um Triumph Herald jamais sonhariam. Mas não. Ele foi
deixado estacionado de frente na entrada da minha garagem e eu tive de executar
umas 6.000 manobras para girá-lo 180 graus.
E, quando seu GPS diz para fazer uma
conversão em “U”, você vai precisar de um estacionamento deserto. E então eu
peguei a estrada e, sim, o novo G-wagen é muito mais comportado do que os
antigos, mas ainda tem um chassi tipo escada. E isso faz com que a suspensão
trabalhe muito. Ele não desliza; joga como um barco.
Velocidade? É melhor do que eu esperava,
levando em conta o motor e a dianteira com as propriedades aerodinâmicas da
Biblioteca Britânica. Ele não é um carro rápido. E isso talvez seja bom, porque
ele é alto, e provavelmente tombaria se você fizesse uma curva rápida.
E daí tem o porta-malas. A tampa abre para
o lado, o que significa que no centro da cidade simplesmente você não vai
conseguir abri-la.
Eu sei que a Mercedes não poderia ter
colocado as dobradiças na parte de cima – ninguém seria alto o suficiente para
fechá-la – mas por que não colocaram um sistema dividido dobrável, como no
Range Rover? Não é um design patenteado.
Fora da estrada? Bom, agora tem um monte
de botões novos que podem ser apertados para ativar vários bloqueios de
diferencial, e isso é excelente. Mas, quando experimentei o carro nos meus
campos, tinha chovido sem parar por 11 semanas e o solo estava encharcado.
Em tais condições você pode ter quantos
bloqueios de diferencial e reduzidas quiser que não irá a lugar algum, a não
ser que tenha pneus de inverno adequados. E o G-wagen não tinha.
Mas, em sua defesa, meu Range Rover também
deu vexame. Na verdade, agora que pensei nisso, ele já está atolado faz uma
semana. Eu realmente deveria tentar tirá-lo de lá.
Agora vamos às coisas boas. O interior é muito bem trabalhado.
Há um acabamento de madeira que realmente funciona e todo tipo de iluminação de
discoteca para você se divertir quando estiver em um engarrafamento.
Além disso, o painel de instrumentos é uma
alegria para os olhos e maravilhoso de usar. Ele pode não ser um carro de mais
de 96.000 libras em qualquer outro aspecto, mas quando você está dentro, ele
passa a sensação de que seu preço pode até ser justificável.
Eu adorei a posição de dirigir. Sou alto
quando estou a pé, e me parece justo e apropriado que eu fique alto quando
estou na estrada também. Se você for baixinho, vai adorar. Vai poder até mesmo
ver seus piscas.
Eu estou tentando ser justo aqui. Estou
tentando encontrar os pontos positivos de um carro que, na verdade, não faz
muito sentido. Tudo bem, um grande Range Rover também não faz muito
sentido. Mas, sei lá, ele parece muito menos desnecessário que esse grande
Benz. E também balança bem menos.
Eu estou feliz que a Mercedes tenha
fabricado o Classe G. Estou feliz que ela pense que existem pessoas que irão à
concessionária para comprar um e, no último momento, tenham uma crise de
confiança e terminem por escolher a opção a diesel para que se sintam mais… o
quê? Ecológicas?
Mas não acho que essas pessoas existam de
verdade. Acho que, se está pensando em um carro desse tipo, você vai querer a
trilha sonora completa e um pedal de acelerador que lhe permita pisar fundo.
Você vai querer a versão Henry Willis-AMG. E, se não for isso,
vai querer algo completamente diferente.
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