São Paulo - SP
Fotografia
Vista das obras do Viaduto Dona Paulina em 1947. À
extrema direita, visualiza-se a Catedral da Sé sendo construída. Muitos
desconhecem que 3 três viadutos que passam sobre a Avenida 23 de Maio: o Dona
Paulina, Condessa de São Joaquim e Pedroso, possuem uma estrutura interna capaz
de abrigar até estações de metrô — com escadas desembocando no que seriam as
plataformas laterais. Alguns afirmam que destinadas à terminais para linhas de
bondes e a ideia não prosperou.
O local, com as garagens sob o viaduto seria ocupado pelo
Serviço Funerário Municipal e Departamento de Estradas de Rodagem cujas
instalações ficavam ao lado do Palácio Mauá. Na visão de muitos, foi outra
destas obras da prefeitura onde se desperdiçou muito dinheiro público e não
houve serventia adequada para o espaço.
Devemos nos lembrar que o projeto preliminar de
implementação da Avenida 23 de Maio — denominada anteriormente como Itororó e
Anhangabaú e construída aos poucos — remonta ao ano de 1927 sob a gestão do
prefeito José Pires do Rio. A abertura do trecho inicial, entre a Praça da
Bandeira e Viaduto Dona Paulina começou em 1951 com apenas 200 metros de
extensão. A 23 de Maio seria a haste esquerda do sistema "Y" no
ambicioso Plano das Avenidas do prefeito Prestes Maia, concretizado anos
depois.
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