quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Alfândega e Guardamoria, 1913, Manaus, Amazonas, Brasil

 


Alfândega e Guardamoria, 1913, Manaus, Amazonas, Brasil
Manaus - AM
Fotografia

Aspecto do belíssimo conjunto portuário, inaugurado em janeiro de 1909, capturado com a área frontal tomada por caixas de "pelas" de borracha e barris de carvalho. Cinco anos após a inauguração do maior cais fluvial do mundo, em 1906, a fantástica produção de borracha e outros itens da pauta de exportação do Amazonas havia saturado a capacidade de operação de embarque - em condições normais a borracha, tipo exportação, acondicionada em caixas de madeira, era inspecionada no pátio dos armazéns situados no início da Rua Visconde de Mauá e embarcada através do trapiche e berço flutuante dedicados à exportação. Na borda esquerda da foto é possível observar a velha locomotiva inglesa - responsável pelo aterro e nivelamento da área portuária, realizado entre 1902 e 1906 - postada junto à entrada do cais defronte ao prédio da Alfândega. Estaria ela meramente estacionada naquele local à espera do próximo serviço? Ou em plena atividade, exercendo a tração de algum dos vagonetes que operavam no porto? Destaques: Os prédios aduaneiros, de estilo neorrenascentista, foram projetados pelo arquiteto inglês Edmund Montagu Prinsep Fisher, famoso em seu país por ter projetado o "Hall and Maitland", no Somerville College, em 1913. Na construção do conjunto de prédios da Alfândega e Guardamoria foi empregado o sistema construtivo pré-fabricado. Diz-se que até a argamassa para juntar as peças teria vindo da Inglaterra. Originalmente o charmoso prédio da Guardamoria não possuía cobertura no segundo andar, sendo este adendo construído em 1913, em virtudes das fortes chuvas em Manaus durante os meses de inverno amazônico.


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