Varanda Traseira do Frontão São Paulo com Vale do Rio Tamanduateí, 1922, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Frontão é o nome que se dá a parede utilizada para a prática do esporte Pelota Basca, acabando também por designar o local como um todo.
São Paulo abrigou muitos imigrantes de origem espanhola, oriundos das mais diversas partes da nação ibérica, entre eles gente de uma região conhecida como “País Basco” (região situada ao norte da Espanha). Donos de costumes próprios, eles praticavam um esporte bastante diferente de qualquer outra modalidade já vista: a Pelota Basca. Trata-se de um jogo onde uma bola é batida com a mão, uma raquete, um bastão de madeira ou uma cesta (que compõem as modalidades diferentes deste mesmo esporte) contra uma parede (chamada de frontão). Duas equipes, de duas pessoas cada, disputam a contenda, num espaço separado por uma linha no chão ou por uma rede.
O esporte chegou a ser modalidade olímpica, nos Jogos de 1900 em Paris, só voltando em outras duas outras ocasiões, como esporte de demonstração, em 1968, no México, e em 1992, Barcelona.
A prática de Pelota Basca foi proibida no Brasil em 1941, por causa das apostas que o público fazia. Desta forma, o esporte foi suspenso na cidade e nunca mais voltou a ser praticado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário