terça-feira, 24 de novembro de 2020

A Cor Vermelha do MASP, São Paulo, Brasil


 

A Cor Vermelha do MASP, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia



O arquiteto Marcelo Ferraz era colaborador de Lina Bo Bardi em 1989 na época em que o MASP passava por reformas nas estruturas de concreto.
A construção apresentava infiltrações e após o serviço de impermeabilização houve a necessidade de pintar a estrutura de concreto.
Diante dessa necessidade, Lina Bo Bardi propõe: "Eu gostaria que fosse pintada de vermelho de acordo com o meu projeto inicial".
A respeito da proposta de Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz conta: "Quando ela falou que sempre quis as vigas pintadas de vermelho, todo mundo estranhou. Achavam que ela estava mentindo. E não é que ela vai até sua sala e trás um antigo croquis com as vigas vermelhas”.
Após a definição pela pintura e cor, a empresa Suvinil tornou-se uma das patrocinadoras do projeto, e em 1990 criou o vermelho que está no MASP até hoje.
Abaixo, imagem do croquis de Lina Bo Bardi e do MASP antes da pintura.
Nota do blog: A história acima é a “versão oficial”. Existem outros artigos e versões “alternativas” pela internet. Umas dizem que a pintura foi feita para não expor erros de projeto da arquiteta e outras dizem que não foi pintada de vermelho na época da construção devido a cor ser considerada "subversiva" pelos governantes militares da época (É de amplo conhecimento que Lina Bo Bardi era militante comunista). Não duvido de nenhuma delas. Todas são possíveis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário