domingo, 17 de janeiro de 2021

Autocuidado / Conheça Tudo que Envolve os Bons Hábitos e a Sua Saúde - Artigo

 



Autocuidado / Conheça Tudo que Envolve os Bons Hábitos e a Sua Saúde - Artigo
Artigo


Quando pensamos em autocuidado, a primeira imagem que nos vem a cabeça, principalmente nós da nutrição, é de uma pessoa praticando bons hábitos alimentares, realizando uma rotina de exercícios satisfatória.
Mas quando mergulhamos no comportamento do ser humano e damos mais atenção ao que está por trás dessas escolhas, do comer bem e da rotina de exercícios, vemos que outros tipos de autocuidado são tão ou mais importantes, e que sem a devida atenção a esses outros fatores, nenhuma dieta ou inclusão de bons hábitos será positiva ou sustentável.
Para auxiliar no entendimento, incluí uma pequena lista de itens a serem repensados e de como acrescentá-los à rotina, para que o autocuidado seja amplo, atinja outros setores de nossas vidas e que eles, em um somatório diário, nos façam engrandecer a aliança entre o emocional e a relação com a comida.
Cuidado social:
Estabelecer limites no convívio com pessoas que podem se tornar tóxicas ou com pessoas que somam sentimentos negativos é um grande início para se libertar de quem atrapalha nossas metas e objetivos.
Reforçar a autoconfiança e ter uma rede de apoio, por exemplo, com pessoas que nos fortalecem e tem o poder de aumentar nosso astral, aquele tipo de pessoa gostosa de se ter por perto, é um grande impulso na nossa energia para correr atrás dos nossos objetivos diariamente.
Cuidado pessoal:
Reforçar hobbies, como um esporte ou passeio, baralho, xadrez, qualquer coisa que você ama fazer. Esse reforço é uma dose de sentimentos bons para seu cérebro e seu emocional.
Prestar atenção em si mesmo, se conhecer e saber seus limites acima de tudo. Quando prestamos atenção no que nosso corpo dá de mensagem, é mais fácil diagnosticar o que precisamos e quando precisamos, seja tratamento clinico seja uma pausa para meditar.
Cuidado emocional:
Praticar o perdão, a autocompaixão, permitir-se relaxar ou então aquele clássico "apertar o botão do f***-se", promove sensação libertadora de pressões do dia a dia e o livra de carregar um peso que não é seu. Às vezes muitos problemas emocionais dizem mais sobre o que outras pessoas fazem por nós do que nós mesmos. Aprendemos a carregar o problema alheio, não que isso seja ruim, porém não pode atrapalhar nossa própria saúde emocional a ponto de adoecermos com aquele sentimento de estar sobrecarregado.
Cuidado espiritual:
Tenha fé. Não importa religião, crença. A fé em algo superior, a uma energia superior, a uma força além da nossa como humanidade faz com que alimentemos nossas doses de esperança diariamente. Ter fé alimenta o coração e isso pode ser o que faz você colocar a cabeça tranquila no travesseiro à noite para dormir. Você sempre terá uma reserva para o dia seguinte e todos os outros, para lutar por aquilo que o move: objetivos, metas, sonhos, desejos. Faça contato com a natureza.
Cuidado físico:
Sim, este é o que está na lista do que as pessoas procuram quando falamos em autocuidado, importantíssimo para a saúde física, como praticar esportes, atividades físicas, dormir bem, alimentar-se adequadamente, realizar higiene adequada (principalmente agora em meio a pandemia, quando se reforçou o ato de lavar as mãos com frequência e manter itens limpos).
Cuidado financeiro:
Aqui entra um embate quando falamos em se alimentar bem, já que muitas pessoas investem um montante de dinheiro em produtos para emagrecer ou suplementos e itens de alimentação que vão além da sua renda mensal, tornando-se algo insustentável a longo prazo.
Ter autocuidado financeiro também está relacionado à saúde física e emocional, envolve todos os outros setores de nossa vida e deve receber a devida atenção: faça sua avaliação financeira, entenda onde deve gastar ou investir, saiba quanto possui de gastos mensais, entenda o financeiro da sua família. Alimentação saudável não é mais cara do que a alimentação convencional, basta saber que alimentação saudável é aquela que cabe no nosso bolso.
Saber que alimentação saudável envolve todos os outros setores da vida de um indivíduo é o melhor caminho para saber orientar. Entenda quais setores da sua vida precisam de cuidado e, assim, passo a passo, você alcança os seus objetivos, sejam eles quais forem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário