quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Locomotiva da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Brasil


 

Locomotiva da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Brasil
Fotografia


Há 110 anos, em 1° de agosto de 1912, foi inaugurada oficialmente a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A ferrovia tem suas origens no acordo assinado entre o Brasil e a Bolívia em 15 de maio de 1882. Para a Bolívia, a via férrea significaria a ampliação de suas vias comerciais, levando sua produção ao oceano Atlântico. Da perspectiva brasileira, contribuiria para ocupar a fronteira com a Bolívia e promover a integração regional.
A empreitada foi repleta de obstáculos. Dificuldades técnicas iniciais e divergências entre os dois países impediram a construção da ferrovia no século XIX. A viabilização da estrada de ferro se deu apenas após a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903. As obras tiveram início em 1907, sob a responsabilidade da Madeira-Mamoré Railway Company, empresa fundada pelo norte-americano Percival Farquhar. Diante das inúmeras mortes de trabalhadores durante a construção, a via férrea ficou conhecida como “Ferrovia do Diabo” e “Ferrovia da Morte”.

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