segunda-feira, 19 de julho de 2021

Capelinha / Cruzeiro da Antiga Companhia Cervejaria Paulista, Rua Mariana Junqueira, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil





Capelinha / Cruzeiro da Antiga Companhia Cervejaria Paulista, Rua Mariana Junqueira, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Localizada na rua Mariana Junqueira, no muro da antiga Companhia Cervejaria Paulista.
Embora não seja uma "capelinha" na acepção correta do termo, este é o nome pelo qual a construção é tradicionalmente conhecida em Ribeirão Preto (também existem pessoas que a conhecem como "cruzeiro", talvez um termo mais acertado).
A história começa quando a esposa de Tristão Antônio de Melo, Sra. Emerenciana Baptistina de Melo, resolveu colocar uma cruz no local em que encontraram o corpo do seu esposo, falecido por afogamento em 22/11/1880. 
Tal fato fez com que o local adquirisse fama de sagrado na cidade, passando a ser frequentado por pessoas para rezar e acender velas.
O falecido era proprietário da fazenda Santa Cruz, atualmente parte da cidade de Nuporanga, e transitava pela região comercializando produtos de sua fazenda.
E, infelizmente, em uma vinda à Ribeirão Preto para uma festa de casamento, provavelmente ficou embriagado e resolveu tentar atravessar o ribeirão Preto, momento em que acabou se afogando, tendo seu corpo sido encontrado na área onde futuramente seria construída a fábrica da Companhia Cervejaria Paulista (atualmente A Fábrica Instituto SEB).
Posteriormente (mais de 30 anos depois), quando da construção do muro da fábrica da Companhia Cervejaria Paulista, a cruz colocada pela esposa do falecido foi substituida pela atual "capelinha" / "cruzeiro" por ordem do presidente da empresa, João Alves Meira Júnior, no intuito de organizar o fluxo de pessoas e preservar essa história.
Nota do blog: Imagem de 07/11/2022 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário