Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
sábado, 31 de julho de 2021
Monumento do IV Centenário do Descobrimento do Brasil, Praça 22 de Janeiro, São Vicente, São Paulo, Brasil
Monumento do IV Centenário do Descobrimento do Brasil, Praça 22 de Janeiro, São Vicente, São Paulo, Brasil
São Vicente - SP
N. 41
Fotografia - Cartão Postal
Do jornal Estado de São Paulo, 15 de agosto de 1899, página 3:
"A Sociedade comemorada do IV Centenário do Brasil, fundada em S. Vicente, enviou-nos um desenho do monumento que pretende erigir naquela cidade em 1900.
O monumento mede 10 metros de altura da base no ápice; a primeira parte é quadrangular, de cantaria lavrada em estilo dórico, com 4 metros e 50 centímetros de altura, tendo em cada uma das faces uma placa de bronze com inscrições contendo os nomes dos principais personagens da descoberta e povoamento do Brasil até 1570.
A segunda secção do monumento é de bronze, em estilo misto; tem em cada uma das faces um medalhão enfiado de ramos de fumo e de enfé e por baixo uma grinalda. No centro do medalhão vê-se uma caravela com as velas.
É de bronze também a terceira secção, de forma octogonal, em estilo misto. Traz em duas faces mais largas o brasão de armas de Martim Affonso de Souza – Era de 1532 – e a inscrição – Deus, Pátria e Liberdade.
Nas outras duas faces mais largas o brasão de armas de Pedro Álvares Cabral, com a seguinte legenda: 22 de abril de 1500.
A quarta secção, de bronze, também octogonal, do mesmo estilo, tendo nas faces mais largos escudos ornadas de volutas e ramos de palmeiras e oliveiras, símbolos da gloria e paz. Esta ultima parte termina por linhas ogivas, encimadas por uma esfera armilar tendo no alto um tridente.
O projeto é executado pelo arquiteto sr. Florimond Colpaert, por indienções e desenhos do sr. Benedicto Calixto.
O monumento será colocado na praça Treze de Maio, em frente da barra de S. Vicente e será inaugurado a 22 de abril de 1900."
Localizado no centro da Praça 22 de Janeiro (antigo Largo 13 de Maio), próximo à Biquinha de Anchieta. Foi projetado e desenhado pelo artista e pintor itanhaense Benedito Calixto de Jesus e executado pelo arquiteto belga sr. Florimond Colpaert. Foi inaugurado no dia 22 de abril de 1900. Nele se encontra a seguinte inscrição latina: "Sub umbra crucis armorum foedus et generum conjunctio facta atque ejus auspiciis brasilicus populus calligate crevit". Tradução: "À sombra da cruz foi feita a aliança das armas, a união das gentes, e, sob tais auspícios, cresceu unido o povo brasileiro".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário