Obras Para a Canalização do Córrego Moringuinho, 1937, Rua dos Estudantes, Bairro da Liberdade, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Esta cena da Rua dos Estudantes em direção à Praça da Liberdade, mostra trabalhos na galeria para a canalização do Córrego Moringuinho que na época desaguava no Rio Tamanduateí. Seria algo comum não fosse por um histórico detalhe, que descobri por puro acaso: na esquina da Rua Conselheiro Furtado — à esquerda no nº74 e indicado com a seta — observa-se um grande imóvel com a janela no canto chanfrado. Trata-se da residência que foi de Luiz Gonzaga de Azevedo que morreu em 1928 — era simplesmente, o filho do legendário fotógrafo Militão Augusto de Azevedo. No porão, além da sala de bilhar e adega encontrava-se o chamado quarto escuro que foi o laboratório fotográfico deixado por Militão — falecido em 24/5/1905 em São Paulo/SP. Residiam também, os empregados e seus familiares. O imóvel (já demolido) foi construído por Ramos de Azevedo que era amigo da família e morava na Rua Pirapitingui, a poucos quarteirões, onde em 1891, ergueu seu maravilhoso casarão assobradado.
Apenas a título de registro, como "testemunha de época", a pequena casa com 2 janelas e entrada em formato de arco, vista à esquerda, ao lado do 1º poste, ainda está em pé (veja imagens abaixo).
Continuando a explanação, subindo a Estudantes, vemos à direita um extenso arvoredo — localizado no terreno entre as ruas da Glória, Estudantes e Conselheiro Furtado — que é de inestimável significado histórico e cultural para a cidade de São Paulo. No local, tombado pelo Conpresp, esteve instalado o primeiro Hospital da Santa Casa de Misericórdia, o antigo Asilo de Mendicidade e finalmente o Externato São José — na esquina da Rua da Glória. A foto que é de 1937, provavelmente foi registrada por algum funcionário da prefeitura. Os locais mencionados no texto estão indicados com o asterisco.
Na imagem acima, o mesmo local da foto principal do post atualmente. Os asteriscos presentes na foto principal estão também reproduzidos nesta, especificamente na residência cor "salmão" e no edifício cor "azul" ao fundo.
Nas duas fotos acima, a casa sobrevivente, "testemunha de época", antes e após reforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário