segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Outeiro da Glória e Escultura "As Três Graças", Rio de Janeiro, Brasil

 




Outeiro da Glória e Escultura "As Três Graças", Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal


A escultura das Três Graças foi encomendada pelo governador Carlos Lacerda para embelezar a região da Glória.
Por anos, a escultura modernista tendo ao fundo a igreja colonial em cima do pequeno outeiro, foi um dos cartões postais da cidade, tanto de dia como de noite, onde o pequeno lago circular com finos jatos d’água iluminados fazia a festa dos fotógrafos.
Mas veio a decadência dessa linda região da cidade, o mato cresceu nos jardins, os velhos postes de iluminação, alguns com mais de 100 anos, foram apedrejados e por fim serrados e roubados, a população de rua passou a ter a região como casa, além de outras mazelas que acabaram expulsando os frequentadores da área.
E a escultura não teve melhor sorte: foi vandalizada dezenas de vezes, chegando ao cúmulo da amputação de pedaços das três figuras.
Diante dessa situação, Prefeitura ao invés de policiar e disciplinar a área, preferiu retirar a estátua do lugar levando-a para frente do "Piranhão" na Cidade Nova, deixando na Glória o lago seco e os restos destruídos do chafariz e o pedestal.
As Três Graças, como outras esculturas e monumentos, estão em uma lista que enumera monumentos em local inadequado; claro, o lugar das Três Graças é no bairro da Glória, já os administradores públicos que abandonaram a cidade à decadência, eles que deveriam estar em outro lugar...
Nota do blog 1: Para aqueles que ficaram curiosos com o termo "Piranhão", esclareço que a sede da Prefeitura do Rio de Janeiro tem esse irônico apelido devido ter sido construída em local onde imperava tais atividades, pouco recomendadas aos olhos da moral...
Nota do blog 2: Abaixo imagem das Três Graças em seu atual local, Rua Afonso Cavalcanti, Cidade Nova.





Nenhum comentário:

Postar um comentário