Theatro Municipal, 1920, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Os arquitetos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi (que não eram irmãos), prestavam serviços ao escritório técnico de Ramos de Azevedo, e junto à este, iniciaram sua construção em 1903 e inaugurada na festiva noite de 12/09/1911. Na época da foto, estava em andamento o projeto para execução do que viria a ser levantado na rua ao fundo, o grandioso hotel Esplanada em 1923.
No entanto, diante tal maravilha arquitetônica, visualizamos a cena e não percebemos alguns pequenos detalhes. O café do Municipal, aproveitou a privilegiada paisagem à frente — no vale do Anhangabau e palacetes do outro lado — e instalou ao lado do teatro, uma área de lazer e contemplação: mesas e cadeiras onde se comia e bebia, observando a beleza dos arredores. Terá sido o precursor dos indefectíveis "points" atuais, espalhados pelas calçadas das cidades?
À esquerda, a chaminé que servia como saída de vapor do sistema de calefação do teatro e foi substituida pelo imponente monumento, homenagem a Carlos Gomes — obra integrante do conjunto escultórico , tão vandalizado nos tempos atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário