Ford F-100 Twin I-Beam 1969, Brasil
Fotografia
Twin I-Beam:
Neste tipo de suspensão a mola é montada entre o chassi e um longo braço “I-Beam”, também conhecido por “tesoura” que suporta o cubo de roda e controla também o câmber. Braços de arrasto longitudinais (tirantes) auxiliam na manutenção da geometria da suspensão (caster). Na outra extremidade, o braço “I-Beam” é fixado no chassi em uma articulação.
Este projeto tem como característica o baixo deslocamento angular dos braços principais, devido ao longo comprimento que estes possuem.
Para a época era um notável avanço, abandonando o arcaico eixo rígido com molas semielípticas, proporcionando mais conforto aos ocupantes do veículo, devido a sua menor massa não suspensa e evidentemente, pela capacidade de absorver as irregularidades do solo com independência entre as rodas e elevada resistência a impactos mantendo as geometrias por mais tempo de uso.
Esse mecanismo também faz melhor “leitura” das irregularidades e de forma independente. Sendo assim, uma roda nunca vai sentir o que esta acontecendo com a outra.
Mas com o passar do tempo se evidenciaria seu maior problema: a acentuada variação de cambagem no curso normal da suspensão, provocando desgastes prematuros nos pneus dianteiros e gerando instabilidade no veículo, quando trafegava em pisos menos regulares.
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