Lampadário da Lapa, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
N. 246
Fotografia - Cartão Postal
No início do século XX na prefeitura de Pereira Passos a cidade sofreu grandes transformações, no período que ficou conhecido como Belle Époque.
Em 1906 foi inaugurado o primeiro lampadário ornamental da cidade, na Lapa, em cantaria e bronze, construído por Rodolfo Bernardelli a mando de Pereira Passsos, para marcar a abertura da Avenida Mem de Sá.
O monumento possui 15 metros de altura e é composto de uma coluna executada em granito e bronze, em estilo neomanuelino. Nesta coluna estão inseridos diversos elementos que nos remetem às grandes navegações dos séculos XV e XVI: caravelas, torres de castelos, serpentes e luminárias, encimada por uma esfera armilar, que faz referência aos grandes descobrimentos portugueses.
O monumento foi tombado pelo INEPAC e restaurado em 2005, mas durante a restauração não foi possível restaurar algumas peças, o que fez com que o monumento perdesse parte de suas características originais (vide segunda foto do post).
Ainda assim não deixa de ser um progresso, pois em se tratando de patrimônio público, é um milagre que ainda exista, especialmente no Rio de Janeiro, a cidade que sofre a maior destruição (em todos os sentidos) do país...
Nenhum comentário:
Postar um comentário