segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Sociedade Industrial e de Automóveis Bom Retiro, São Paulo, Brasil



 

Sociedade Industrial e de Automóveis Bom Retiro, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Essa é outra construção desconhecida dos paulistanos, localizada no então número 12 da Rua Barão de Itapetininga.
Este interessante imóvel comercial foi construído no limiar do Século XX, no local que outrora existiu a residência de Bento José Fernandes, e serviu de diversas funções, sendo as mais notáveis o Cine Scala, Cinema Brazil (em 1915) e, finalmente, a Sociedade Industrial e de Automóveis Bom Retiro.
Esta última empresa foi a que por mais tempo permaneceu no local, até meados da década de 1930, quando o imóvel foi demolido para dar lugar ao futuro Edifício Itá (inaugurado em 30 de junho de 1939).
Neste endereço a Sociedade Industrial e de Automóveis Bom Retiro tinha uma de suas filiais, cujos demais endereços estavam espalhados pela região central paulistana na Rua Direita (matriz), Largo de São Francisco e Rua Júlio Conceição, no Bom Retiro (oficinas).
Fundado em 1911, o estabelecimento também era conhecido pelo nome "Casa Ford", uma vez que era na época o principal representante da fabricante no Brasil. Também comercializavam veículos das marcas Briscoe, Essex e Hudson.
A empresa não era apenas uma concessionária automotiva e também atuava na produção de outros produtos, como arames para aplicações residenciais e para a construção de cercas. Para estes produtos era utilizada a marca "Page", bastante conhecida dos paulistanos nas duas primeiras décadas do século XX e destaque na Exposição Industrial da Cidade de São Paulo do ano de 1917.
Em 1916 a empresa foi uma das principais patrocinadores do Primeiro Raid São Paulo-Ribeirão Preto, prova automobilística entre as duas cidades e que antecedeu em 20 anos o primeiro Grande Prêmio de São Paulo.
Em algum momento da segunda metade da década de 20, a Sociedade Industrial e de Automóveis "Bom Retiro" passou a trabalhar com dificuldades financeiras, muito possivelmente pelo aumento da concorrência no setor de veículos, com a abertura de diversas outras revendas de veículos, tanto da Ford como de outras marcas. Assim, a empresa acabou tendo sua falência decretada em 29 de maio de 1930.

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