sábado, 2 de abril de 2022

Varinas, Ribeira, Lisboa, Portugal

 


Varinas, Ribeira, Lisboa, Portugal
Lisboa - Portugal
Fotografia


Texto 1:
"Varina" é a designação que os habitantes de Lisboa deram às vendedoras ambulantes de peixe.
A palavra tem origem nas mulheres que vierem de Ovar para a capital, as ovarinas.
Com o declínio da pesca, sobretudo da sardinha, na zona norte de Portugal, os pescadores foram obrigados a emigrar para zonas mais a sul, tendo-se fixado, muitos oriundos de Ovar, em Lisboa, sobretudo no Bairro da Madragoa.
A varina de canastra à cabeça, assente numa rodilha, a apregoar o peixe comprado na lota ou no cais, é uma imagem iconográfica da zona de Ovar.
Tendo o idioma galego-português permanecido unido até à independência de Portugal, pensa-se que Ovar será o resultado de "O Var", como o Porto também era designado de "O Porto". Alias os ingleses ainda mantêm a designação de "Oporto".
"Vareiros" são os naturais das terras de Var, hoje designadas por Ovar. Ainda hoje as vendedeiras de peixe miúdo, sobretudo de sardinha, são chamadas de vareiras na zona litorâneo do norte.
Texto 2:
Varinas eram as mulheres que vendiam peixes, deslocando-se pelas ruas dos bairros de Lisboa. O peixe era comprado na zona da Ribeira, cais junto ao rio Tejo, onde os barcos de pesca chegavam e descarregavam os peixes pescados durante a noite, no mar alto da costa portuguesa. As "Varinas" transportavam à cabeça, uma canastra com o peixe que iam vender. Tinham uma forma própria de apregoar o peixe que vendiam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário